terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Saga de Juvenal – Parte 1

Uma das atividades marcantes da Oficina das Mocidades 2009 foi a técnica Saga de Juvenal. Os participantes do encontro dividiram-se em grupos e cada grupo recebeu uma parte da história de Juvenal. A partir do fragmento de história recebido, o grupo deveria montar uma apresentação para os demais, obedecendo um determinado estilo. O objetivo era contar toda a história através das apresentações, uma complementando a outra na sequência cronológica.

Nesta semana e na próxima, o Blog irá divulgar a Saga completa, exibindo texto e vídeo de cada parte. Então, prepare-se para acompanhar nosso amigo Juvenal através dos fatos de sua vida!

Parte 1

Estilo: novela mexicana

Juvenal sempre foi curioso. Quando nasceu, seus olhos abriram-se intensamente, como a querer decifrar todas as coisas a sua volta. Em vez de chorar, sorriu.

À medida que crescia, os pais perceberam que ele era diferente. Não brincava com os brinquedos: preferia desmontá-los e tentar entender como funcionavam. Ficava fascinado ao perceber que podia remontá-los sem grande dificuldade. Normalmente, nessa remontagem, sobrava uma peça ou duas. Ainda assim, porém, os brinquedos sempre funcionavam de novo. E Juvenal sempre achava que tinha conseguido descobrir um jeito melhor de construí-los, gastando menos peças.

Mas o que mais intrigava os pais era o fato de Juvenal não gostar de ler. Por mais que eles dissessem que o segredo de tudo que Juvenal desmontava estava nos livros, o menino não prestava atenção. Não conseguia conceber o fato de que se pudesse realmente entender alguma coisa sem conhecer cada uma de suas partes, sem ver como estavam colocadas juntas, como tudo se encaixava para formar um complexo mecanismo. Para ele, letras eram letras e peças eram peças.

Assim, Juvenal era um menino que sabia muita coisa, mas que incrivelmente não conseguia ir bem na escola. A mãe, sem saber o que fazer, foi procurar a professora e ouviu desta uma sugestão inusitada: longe dali, num lugar bonito e tranqüilo, havia um castelo com um professor bem diferente. Diziam que ele usava métodos curiosos, coisas que ninguém fazia em nenhuma outra escola, mas que tinha tido sucesso na educação de muitas crianças. Podia ser bom para Juvenal.

Depois de conversarem a respeito, os pais do menino decidiram tentar essa estratégia alternativa. Quando Juvenal soube que ia para um castelo, não poderia ter ficado mais contente! E logo ele descobriria um mundo todo novo, que nem sua imaginação pudera até então conceber.

Vídeo

A seguir, a apresentação da primeira parte, realizada na Oficina.


Não perca amanhã: a Saga de Juvenal – Parte 2!