sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Do convívio às grandes amizades. Presentes valiosos


Uma história se faz de fatos e de pessoas. Quando registrada, torna-se ainda mais valiosa. Mantém-se como fonte, para a qual se pode voltar através do tempo e nela buscar as lembranças caras que trazem a saudade, a alegria, a motivação e a satisfação por pertencer a essas reminiscências.

Ao falarmos sobre as décadas da Mocidade da Associação Espírita Célia Xavier, possível é ver, nos arquivos da nossa memória, os integrantes desse grupo especial; ver os amigos com quem convivemos, os orientadores, tantas vezes nossos conselheiros e todos aqueles que nos trouxeram a riqueza do convívio, envolvidos pelo mesmo ideal de crescimento, pela mesma filosofia a ser estudada e seguida, pela ciência que esclarece e pela força do trabalho que nos faz melhores. Enfim, pela Doutrina Espírita em nossas vidas, que é o nosso Consolador prometido pelo Cristo, nosso Irmão sempre Protetor.


Palestra de Raul Teixeira no LEE em 2002

Encontros, desencontros, descobertas e aprendizado. São tantos os casos nos quais estamos inseridos e todos eles, certamente, narram para cada um de nós o nosso aprendizado enquanto grupo que caminha junto, canta junto, chora junto, estuda, trabalha e cresce junto. Presente valioso! Valiosa convivência que nos traz alegrias, aperfeiçoamento e possibilidade de nos tornarmos melhores.

O livro da Mocidade AECX está aberto. Aguarda, tranqüilo como o tempo, pelos seus escritores, por muitas linhas a serem traçadas, por muitos capítulos a serem montados e por muitas experiências a serem compartilhadas, vividas e contadas. Um livro Eterno? Só o tempo dirá. E só o jovem de cada época a essa pergunta responderá, mas lendo o seu começo, os seus primeiros 40 anos, não é difícil acreditar nessa idéia.

COMEBH 2007

Você sabia?

1. De dois em dois anos, intercalada com o INTERATIVAS funciona a Oficina da Mocidade com o objetivo de se fazer um grande encontro fraterno, com estudos, dinâmicas, arte e música, promovendo, dessa forma, a integração de todos os Ciclos, em uma espécie de "Eba! + É Nós! + ETC & Tal! + Enturme!", em um dia só.

A 1ª Oficina da Mocidade aconteceu em novembro de 2005, na casa da família Palhano. O tema do encontro foi "Mãos à obra" e uma leitura inicial, seguida de dinâmica fomentaram a força do trabalho em equipe nas tarefas da casa. É a Mocidade AECX, uma vez mais, seguindo sua tradição e assumindo atividades que a Casa sempre ofereceu. No encerramento, antes do horário livre, Alex Miana e Fernando Caixeta, coordenando o evento, falaram sobre a questão "O jovem faz a Mocidade. Coordenador é apenas apoio".


Reportagem sobre a Oficina no Mocidade.net e prestação de contas do evento [clique nas imagens para vê-las ampliadas e depois de conferi-las dê um "voltar"]

A 2ª Oficina foi em 2007 e teve como tema e atividade principal, a discussão de “quais são as maiores dificuldade para se estudar o Espiritismo atualmente”. Feita a divisão em grupos, cada um teve a oportunidade de apresentar soluções para os problemas apresentados. Finda esta parte, que foi concluída com apresentações teatrais, cada participante escolheu uma atividade na qual desejasse se inserir e a diversão continuou nas rodas de violão, no ping-pong, no momento da dança ou do bate-papo.



Você sabia?

2. Depois da época da divisão da Mocidade AECX em vários grupos de estudo e desenvolvimento mediúnico, muitos jovens, sentindo falta do convívio nas tardes de sábado, não participando mais das reuniões da Mocidade, resolveram se encontrar cada mês na casa de um casal, para que o elo da amizade que era forte, não se fragilizasse com o passar dos tempos. Mais de 20 anos se passaram e um desses grupos se reúne até hoje, provando que a amizade, quando cultivada com carinho, não se perde na estrada do tempo. Amigos hoje, amigos para sempre!

Foto tirada em novembro de 2008, com alguns dos casais que fazem parte desse grupo que se encontra mensalmente. O mesmo não está completo, devido à impossibilidade por parte de alguns de comparecer no dia em que a foto foi tirada

Amigos que se encontram sempre, filhos que crescem juntos