quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A Mocidade AECX no século XXI: trabalho e inovação


A Mocidade AECX atravessa o século permitindo que, uma vez mais, a força do trabalho, aliada a muita disposição e muita criatividade por parte de seus integrantes, traga novas atividades e novos eventos que vêm marcando de forma bem bonita essa nova era.

No ano de 2001, os então coordenadores Alex Miana e Fernando Caixeta, apresentam para a coordenação geral da Mocidade, representada nessa época por Eli Helberth e Costantino Papazoglu, uma idéia que se transformaria rapidamente em um projeto admirável: um novo evento que não seria nem olimpíada, nem gincana. E o mais importante: traria o espírito de confraternização, aproximando os jovens do 6º período da Evangelização e os jovens dos I, II, III e IV Ciclos da Mocidade AECX.

Aprovada a idéia, necessário seria colocar "mãos à obra" e, para tanto, contaram com a ajuda de alguns mocidandos, dentre eles Ana Flávia Fabiano Vale, Ana Márcia Machado, Marcela Lodron e Marcus Vinícius Papa Lobo, que fizeram parte da primeira equipe desse evento, que aconteceu na sua primeira versão em setembro de 2002, no sítio do Zé Roberto.

Com o intuito de despertar a atenção e curiosidade de toda a Mocidade para o evento que aconteceria em breve, a criatividade marcava presença também na fase de divulgação dessa atividade. Cartazes misteriosos foram afixados em vários pontos da Casa de Célia, causando muita curiosidade, afinal, "tratavam de quê?"


Cartazes de divulgação da primeira edição do INTERATIVAS

Por email os jovens recebiam os mesmos cartazes e também mensagens com os dizeres: "Não é olimpíada, não é gincana, mas tem medalha de ouro". Todo esse suspense até que o logotipo do evento, criado pelo jornalista Marcus Papa, é apresentado. O nome que esse evento ganharia também foi criação dele, que depois de pensar em:
o que envolve, o que movimenta, o que interage, chegou à feliz definição de INTERATIVAS – Jogos de Confraternização entre Mocidade e Evangelização.


Uma marca que representa um grande marco na história da Mocidade AECX.

Abaixo, veja fotos das diferentes edições dos INTERATIVAS, que é realizado a cada dois anos.

INTERATIVAS 2002

INTERATIVAS 2004

INTERATIVAS 2006

INTERATIVAS 2008

A partir do ano de 2000, cada vez mais as pessoas tinham computador em casa e acesso à internet. Em 2004 surge o jornalzinho Mocidade.net, criado para divulgar notícias da Mocidade e do movimento espírita. A rapeizi recebia suas edições por email. Para aqueles que não possuíam computador, era possível ler as reportagens através de cada exemplar que, depois de impresso, era fixado no mural. Esse importante meio de comunicação funcionou por aproximadamente um ano, quando foi criado, em 27 de novembro de 2005, o Blog da Mocidade, que é a ferramenta de comunicação mais utilizada entre os mocidandos da casa de Célia Xavier.


Duas edições do Mocidade.net

Faltam poucos dias para que o Blog complete seus 3 anos de reportagens ininterruptas, que abrangem fatos do movimento espírita, notícias da Mocidade, seus eventos, suas campanhas, tarefas, encontros, programas, oficinas, sugestões e comentários diversos.

O Blog da Mocidade AECX está entre os primeiros sites espíritas atualizados praticamente todos os dias, trazendo uma linguagem jovial e reportagens sempre interessantes.

Abaixo, o link da postagem de inauguração do Blog, em 27/11/2005:
http://aecx.blogspot.com/2005/11/chegou-mais-um-canal-de-comunicao-da.html

Você sabia?

1. Teve seu início em 2005 o Grupo Teatral Religare, que ficou ativo até o início de 2007. Apesar de não funcionar nos dias atuais, acabou abrindo as portas para outras manifestações artísticas na Mocidade, como o Sarau que aconteceu em 2007, na época de confraternização de final de ano. Foi um evento tão marcante, que suas inscrições para 2008 já começaram! Não deixe de conferir o regulamento do Sarau 2008, acessando-o no link fixo à direita.

Apresentação do Religare no Lar Espírita Esperança

Você sabia?

2. No final de 2006 a Mocidade AECX iniciou um novo conceito de funcionamento: "A Mocidade não pára". Seja nos feriados, nos dias de chuva ou de sol, na época da COMEBH, Natal, Ano Novo ou nos sábados de janeiro, a Mocidade Espírita Célia Xavier passa a ficar de portas abertas, com funcionamento normal a partir das 16 horas. O horário do IV Ciclo, que era o único ciclo com início às 18hs15 e término às 19hs45 se iguala, então, ao dos outros ciclos. Certamente mais um ponto positivo para uma maior integração entre todos os jovens da casa.