sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Fala Rapeizi! Ed.12

Lendo o texto a seguir, lembrei de algumas ocasiões em que o bem não foi feito por motivos diversos e, muitas vezes, íntimos. Não porque sejamos maus, mas porque ainda somos "tímidos". Creio serem corajosas as pessoas que fazem o bem.

É preciso coragem e vontade para dizer "eu te amo", seja para um pai, uma mãe, um irmão, uma avó, um amigo, uma amiga. Jesus sugeriu "Brilhe a vossa luz(...)" e acho que o ânimo é a energia que alimenta a luz em nós.

==

DE ÂNIMO FORTE

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, amor e moderação."— PAULO (II Timóteo, 1.7).

Não faltam recursos de trabalho espiritual a todo irmão que deseje reerguer-se, aprimorar-se, elevar-se.Lacunas e necessidades, problemas e obstáculos desafiam o espírito de serviço dos companheiros de fé, em toda parte. A ignorância pede instrutores, a dor reclama enfermeiros, o desespero suplica orientadores.

Onde, porém, os que procuram abraçar o trabalho por amor de servir?Com raras exceções, observamos, na maioria das vezes, a fuga, o pretexto, o retraimento.Aqui, há temor de responsabilidade; ali, receios da crítica; acolá, pavor de iniciativa a benefício de todos.

Como poderá o artista fazer ouvir a beleza da melodia se lhe foge o instrumento?Nesse caso, temos em Jesus o artista divino e em nós outros, encarnados e desencarnados, os instrumentos d'Ele para a eterna melodia do bem no mundo.Se algemamos o coração ao medo de trabalhar em benefício coletivo, como encontrar serviço feito que tranqüilize e ajude a nós mesmos? Como recolher felicidade que não semeamos ou amealhar dons de que nos afastamos suspeitosos?

Onde esteja a possibilidade de sermos úteis, avancemos, de ânimo forte, para a frente, construindo o bem, ainda que defrontados pela ironia, pela frieza ou pela ingratidão, porque, conforme a palavra iluminada do apóstolo aos gentios, "Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, amor e moderação".

Emmanuel

Fonte: Xavier, Francisco Cândido. Vinha de Luz, 17. ed. Rio de Janeiro:FEB, 2001, cap.31, p.73-74.

1 comments:

Anônimo disse...

Achei muito importante a cneste mundo tao cheio de colocaçao do amor por este jovem, amor é a luz do mundo, este sentimento sublime que nos faz um bem enorme, deveria ser realmente mais usado, eu amo voce, eu te amo, sao fundamentais, simple palavras que mudam uma vida,neste mundo cheio de violencia, é imprecindivel erguemos a bandeira do amor.parabens a decada de noventa.
carinhosamente como sempre..sandra conde.Amo voces.....