sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lar Espírita: 25 anos de Esperança (parte 2)

O sonho da existência de um local de trabalho destinado ao cuidado da infância é mais antigo que o próprio nome “Associação Espírita”.

Na primeira metade da década de 1970 surgiu a idéia de criação de uma instituição, mantida pelo então Centro Espírita Célia Xavier, para este fim específico. A intenção primeira da diretoria do Centro, já em dezembro de 1976, era a de fundar uma ”escola comunitária”.

A razão social da Casa de Célia, assim sempre chamada de maneira afetiva e informal por seus freqüentadores, foi modificada no final da década de 1970. Para se enquadrar nas exigências legais de obtenção do caráter de utilidade pública, a Casa recebeu o atual nome de Associação Espírita Célia Xavier.

"Espiritismo e personalismo são dois pólos
que não se tocam." (Célia Xavier)

No começo da década de 1980, o Hospital Espírita André Luiz (HEAL) doou três lotes de seu terreno à AECX para a construção de uma “casa de benefício a crianças”.

Os associados da Casa de Célia realizaram diversas campanhas e atividades artísticas para a construção das edificações da “escola comunitária”. Além da venda de livros, adesivos e cartões de Natal, são afetuosamente lembradas as apresentações de Ioga no Palácio das Artes.

Em 1982, a diretoria da Casa adquire mais um lote, vizinho aos já doados pelo HEAL, e decide construir um galpão para a instalação de uma marcenaria.

O ano seguinte é bastante movimento para a AECX. Em abril 1983, ainda com as instalações da escola comunitária semiconcluídas, já se havia iniciado o funcionamento da atividade de Evangelização Infantil para o atendimento da comunidade.

Uma das primeiras fotos da escola comunitária, ainda com
árvores no pátio interno, em meados da década de 1980.

Ainda em 1983, a marcenaria começa a funcionar com a participação ativa dos jovens da Mocidade. E em setembro do mesmo ano, o médium fluminense Raul Teixeira é convidado a participar de uma reunião com os diretores da Casa de Célia.

Na ocasião, Raul pôde apresentar seus conhecimentos sobre organizações com o mesmo objetivo que o Lar Escola Esperança (nome dado à escola comunitária) e relatar suas percepções do ambiente espiritual do Lar.

Raul Teixeira (ao centro) entre amigos da AECX,
em foto da primeira metade da década de 1980.

Raul colocou o Lar Escola na mesma linha de serviço que a Mansão do Caminho, instituição espírita que funciona em Salvador (BA) sob a orientação do médium baiano Divaldo P. Franco.

Por fim, defendeu a idéia de que as pessoas que lidam com crianças não necessitam fundamentalmente de “títulos acadêmicos”, mas sim de uma mentalidade espírita.

Em 21 de outubro de 1985, o Lar Escola Esperança acolheu suas primeiras crianças (cerca de dez pequeninos), dando início às atividades de creche, antes sonhadas.