segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Desigualdade social: um convite à diversidade

Texto: Guilherme Gervásio e Guilherme Wirz
Fotos: Marcus Papa e Zaza


No dia 23 de outubro de 2010 ocorreu o 5º É Nós (Encontro Oficial do II Ciclo) na casa da nossa querida colega Carol Volpe. Ao chegarmos, fomos bem recebidos por todos de sua família, a quem somos muito gratos por terem cedido a casa para essa importante confraternização. No começo do encontro todos já estavam animados e ansiosos com o que iria acontecer no É Nós, conversando com os amigos e realizando várias brincadeiras, tínhamos a certeza que a noite seria boa, e com um clima de felicidade e alegria em todo momento. Logo após o tempo livre inicial lanchamos um cachorro-quente nota dez como sempre, e deliciosos pasteizinhos; depois dessa pausa para o lanche tiramos as fotos oficiais do encontro.


A atividade deste É Nós foi relacionada às Leis Morais. Nos dividimos em grupos para discutir três perguntas do Livro dos Espíritos, as quais abordavam a Lei de Sociedade, a Lei do Progresso e a Lei de Igualdade e então, apresentamos aos candidatos à presidência Dilma e Serra, propostas para acabar com a desigualdade social no país. O grupo se mostrou a par do assunto, propondo diversas coisas relacionadas à educação, saúde, e os projetos sociais do país, e a fiscalização intensiva de cada proposta. Todos os grupos expuseram bem suas idéias e pensamentos por meio de seus representantes.



A partir disto fomos ao esperado filme, como já virou costume nos encontros. Uma pausa para um lanche, um refri, e então... o filme. Suspense até a hora de sua exibição, “O Contador de Histórias” nos mostrou a história do garoto Roberto Carlos Ramos, irmão mais novo de dez filhos que, aos seis anos, é internado em uma instituição que afirmava preparar as crianças para serem advogados, médicos ou engenheiros. A realidade era bastante diferente do esperado e em pouco tempo Roberto aprendeu a se virar ali dentro, sempre auxiliado pela sua grande imaginação. Um dia, após ser capturado de umas das mais de cem fugas que ele já havia realizado, conhece Margherit, uma pedagoga francesa em visita à instituição. Assim começa uma história de afeto, dedicação e força de vontade que transformaram o 'irrecuperável' Roberto em um dos maiores contadores de história do mundo.


Depois de conhecermos mais de perto a história de Roberto Carlos, tivemos um tempinho para esticar as pernas e fomos à discussão do filme. Durante a exposição das idéias de cada um, caso a pessoa quisesse, claro, os integrantes puderam relacionar a história que nos foi passada no filme com as propostas e medidas de cada grupo que foram ditas aos candidatos, sempre ponderando, de acordo com a realidade do filme, se as medidas funcionariam ou não.


Após o encerramento oficial do encontro, partimos então para deliciosas tortas de biscoito champanhe com leite condensado, em comemoração ao aniversário da nossa cara anfitriã Tati Volpe. Os violões deram o último tom de mais um É Nós sensacional, agora contamos os dias pro último do ano!

O encontro contou com a participação de 26 pessoas e assim, R$130,00 foram arrecadados para a Campanha do Arroz. Para ver mais fotos do encontro, clique aqui.

4 comments:

Marcus Vinicius disse...

Oi Papai do Céu, tudo bem? O Senhor poderia nos dar mais alguns meses em 2010?

Hannah disse...

ë{weeee...e]
Eu tava lá! \o/\o/\o/
huahusahush
Muito bom o texto meninos!
Concordo que o cachorro quente tava show e que a galera tava bem antenada em política!O filme foi o melhor do ano e o clima do pessoal era bem alto astral...
Enfim!Como os anteriores:
Esse foi o melhor ÉNós do ano!
haushaush
abraço pessoal!
o/

Ramon disse...

Falar que o É Nós foi bom já é "chover no molhado"!!
Se 2010 não puder ter mais meses, espero que esses meses fiquem pra sempre em nossos corações...
abços!!

Leco disse...

Muito bacana!

Comemoraram-se 2 aniversários ou tinha 2 bolos mesmo? kkk

abraços