quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Interativas 2010 = Inovação

Fotos: Marcus Papa e Thiago Monteiro

A quinta edição do Interativas contou com algumas novidades em relação às edições anteriores. A começar pelos participantes. O Interativas tem como objetivo principal promover a integração entre os jovens da Mocidade AECX e também entre estes e os integrantes do sexto período da Evangelização (11 e 12 anos) da Casa de Célia. Neste ano a inovação ficou por conta das mocidades das unidades da AECX, que foram convidadas a participar e interagir com a rapeizi e o Sextão.


Outra novidade foi a forma de marcar os pontos em cada atividade.


O Interativas não é um jogo de competição entre equipes, e sim, de competição consigo mesmo, em busca da auto-transformação. Por isso, ao invés de pontos, recebemos "bolinhas": bolinhas prateadas representavam avanço, conquista. Bolinhas pretas representavam dificuldades.

Funcionou da seguinte maneira: as provas apresentavam sempre três aspectos ("coincidentemente", o trio que compõe a mocidade): amizade (representada pelo cachorro), estudo (coruja) e trabalho (formiga). Assim, as equipes foram avaliadas e puderam observar, no final do Interativas, seu desempenho em cada aspecto.


Várias atividades foram realizadas ao mesmo tempo no Interativas e não houve nenhum membro de equipe que tenha participado de todas elas. Porém, não faltaram destaques e todos puderam participar de alguma inovação.

O Interatibraille foi a grande novidade: no crachá de cada participante havia uma pequena frase, codificada em Braille. Com o auxílio do alfabeto em Braile, as frases foram decodificadas e formaram, ao final do dia, o texto da lição "Instrução", do livro Pensamento e Vida, de Emmanuel.


Outra novidade ficou por conta da atividade Decolando. As três equipes precisaram se dividir em dois grupos para a realização de três etapas distintas. Na etapa 1, “o vôo mais resistente”, cada participante fez o seu próprio avião de papel e, dispostos em círculo, arremessaram as aeronaves tentando, em seguida, evitar que elas atingissem o chão.


Na etapa 2, “o balão mais resistente”, ao invés de aviões, cada participante tinha em mãos um balão cheio de água. Com a posição de círculo ainda mantida, dois integrantes ficaram ao centro, responsáveis por segurar e depositar os balões inteiros e em segurança numa bacia.

A etapa 3, “o papagaio mais voador”, foi simultânea às etapas 1 e 2. Aproximadamente 10 integrantes de cada equipe construíram e aprumaram uma pipa da cor da equipe.


Essa atividade buscou, de forma divertida e descontraída, propiciar a integração entre os jovens remontando à infância de muitos.


No MemóriATIVA, cada equipe deveria, através de peças de um jogo da memória, identificar obras psicografadas por Chico Xavier, com seus respectivos autores espirituais.


Um dos grandes momentos de descontração foi o Tri que IMÃ da, jogo de queimada em que as três equipes jogaram simultaneamente. Os partcipantes jogaram em duplas, ficando amarrados ao seu companheiro, de forma que precisavam cooperar para vencer.


Assim como as novidades, também foram muitos os momentos marcantes. Aguardamos 2012, quando teremos uma nova dose de Interatividade!


Acesse o Clic, Rapeizi, no menu ao lado, e veja mais fotos do Interativas 2010!

1 comments:

Paulo Estevao disse...

Inovação total mesmo...!

Foi: Bonito
Emocionante
Marcante
Impressionante
Prazeroso...

Ver mais de 100 jovens de várias unidades e regiões unidos em um só propósito. Integrar e conhecer...