terça-feira, 14 de setembro de 2010

Antes que termine o dia...

Texto: Matheus Augusto
Fotos: integrantes do II Ciclo


Nós do II Ciclo, fomos para a casa da Thaís para o 4º É Nós! (Encontro Oficial do Segundo Ciclo) do ano... E o tema abordado no Célia, antes de irmos para a casa da Thaís, foi “Felicidade”, feito pela mesma Thaís, mais o Norton e o Guilherme Gervásio. Foi um tema bem complexo, mas de fácil compreensão. O estudo foi ótimo.


“Vamos para a praça?” A divertida dinâmica foi baseada no conto em que um rei dava ao seu súdito a receita da felicidade: andar pelo palácio equilibrando uma colher, reparar os detalhes do local e não deixar a água cair. A lição ao final: passar pelos desafios da vida sem “deixar cair” sua essência.

Chegando na casa da Thais, antes de ver o filme tiramos várias fotos e descontraímos o ambiente.

A foto acústica impressionou os vizinhos.

Avaliação da avaliação: os coordenadores do II Ciclo, Ana Elisa Felicetti, Ramon Nogueira e Marcus Papa dão o retorno sobre a avaliação feita em julho e comentam as críticas e sugestões feitas pelos jovens. “Achamos muito rico o conteúdo das avaliações. Vocês estão de parabéns”, reforçou Ana.

O Papa colocou o filme para assistirmos, e foi lindo. O filme se chama “Antes que termine o dia”. Várias pessoas estavam chorando no filme. Inclusive eu, afinal, tudo que aconteceu no filme aconteceu comigo.

Começou o debate sobre o filme. Ao todo eram 25 pessoas no encontro, incluindo os coordenadores. Em boa parte da galera, expressões de choro. Rostos vermelhos, os mais visíveis, com certeza, seriam o meu e o da Lorena. Os rostos dos mais claros estavam vermelhos, parecendo maçãs. Várias pessoas passavam a sua vez, pois não tinham o que falar do filme, devido à emoção. Nem todos acharam bom o filme, mas opinião não se discute, afinal, cada um tem a sua e isso deve ser respeitado.

Diferente dos outros É Nós!, desta vez o filme do dia não foi indicação dos coordenadores. O dvd “Antes que termine o dia” nos chegou através da jovem do IV Ciclo Pamela Araújo. Sem dúvida, foi o debate mais emocionante de 2010.

Fui ouvindo todos, calmamente, até chegar a minha vez. Mal consegui falar de tanto que o filme me chamou a atenção, afinal, como eu disse lá em cima, o filme todinho foi uma coisa que aconteceu na minha vida. Falei exatamente assim: “acho que não preciso dizer nada. Minhas lágrimas já disseram tudo”. E passei para frente.

Ouvimos todos os comentários calmamente, e quando eles acabaram começaram os comentários dos coordenadores. Quando todos eles terminaram eu levantei a mão, pois depois de todos os comentários era o debate livre.

Fui o primeiro a falar e disse “Bom não seria uma fala, seria mais um conselho que eu daria, posso dar o conselho por experiência própria (uma dor foi me tomando por dentro e continuei falando). Esse filme é exatamente o que aconteceu comigo, só que o Ian (personagem do filme) seria eu e a Samantha (personagem do filme) seria minha mãe, e eu passei exatamente por isso. Quando eu realmente vi que ela era importante pra mim, ela já havia falecido (fui respirando forte para prosseguir o meu conselho), e eu tinha percebido que já era tarde demais (eu abaixei a cabeça e comecei a chorar como nunca tinha chorado antes).”

O Papa começou a falar exatamente assim “Matheus pode ter certeza que onde sua mãe estiver ela estará orgulhosa. E, Matheus, você tem que ter orgulho de você mesmo, eu sinto orgulho de você, pois eu aprendi muito com você. A conversa que tivemos no carro, no ultimo É Nós!, me fez muito bem, me fez aprender muita coisa. Você é um amigo de verdade e eu sinto orgulho de você. Com você falando da sua mãe, eu lembrei da minha e, talvez, ela não ficará muito tempo aqui, mas você tem que pensar – ‘olha o Papa ainda tem a mãe dele e ele tem que cuidar muito bem dela’ – e ver o quando você, Matheus, esta ajudando todos aqui, e você tem que ver o quanto você é especial para todos aqui e o quanto você me fez crescer”.

Quando ele falou isso me deu uma vontade maior ainda de chorar, e continuei chorando muito. Depois de um tempo o debate terminou. Ai o Papa falou, “vamos comer o sorvete”. Ai eu falei, “legal, vamos fazer que nem no Diário de Bridget Jones: depois de muita choradeira vamos cair de boca no sorvete” - todos riram! E o clima ficou o melhor possível.

Então, nós que estávamos no É Nós! fomos comer sorvete e tocar violão, fazendo do momento, mesmo com a temperatura fria, um momento muito agradável.

O termômetro baixou, mas a natural animação da rapeizi foi ecoando pela madrugada...

... e a boa música não poderia faltar! A ótima sintonia, marca registrada de todos os É Nós!, se fez mais uma vez presente.

Sim, foi um É Nós! inesquecível para todos os participantes. Foi um É Nós! repleto de emoções que nunca vamos esquecer. Muitos me agradeceram pelo que eu falei, mas, como foi falado no estudo, “o elogio é sempre dispensável”. Mas vou levá-los de forma que eu possa ajudar mais pessoas.

E teve sorteio também! Clarice Guimarães e Lucas Duarte (foto) tiveram seus papeizinhos tirados da sacola. Ganharam uma nova edição de Nosso Lar.

E a campanha do arroz? Com os 25 presentes o Segundão deixou mais uma contribuição antecipada para a Campanha de Natal da AECX: 125 reais. Que venha o próximo É Nós!

Sim, foi muito bom e muito emocionante. Eu amei esse É Nós!

Agradeço a todos. Obrigado.
Matheus Augusto.

* Veja mais fotos do encontro clicando aqui.

5 comments:

Hannah disse...

Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Lindo!Amei o Texto Mathhy!!!Ficou comovente e bem feito!
Saudade de vc!Sábado tava bom por dimais da conta!!!!=]
Quero outro ÉNós!!!-q
hasuhsuahsua
bjão Matheusinho,te vejo sábado que vem(espero) com o resto da turma!
by:HD*

Ramon disse...

Show de bola Matheusinho!!!
Mandou bem...

Marcus Vinicius disse...

Esse último É Nós! foi como um presente que nos deixa muito feliz e o guardamos com muito carinho, para sempre.

Ainda me sinto no encontro.

Sem mais palavras.

Papa.

Anônimo disse...

Realmente o texto ficou muito bom, mas eu não conseguiria se eu não tivesse refletido em todos que estavam no dia

Elisete disse...

Matheus Augusto
Parabéns.
Os laços que me unem a vc.são laços de amor eterno e incondicional.
Abraços.
Dinda.