quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fala, Rapeizi! - Ed. 21


O Cantinho do Chico

"O Cantinho do Chico? Onde? Qualquer lugar é o cantinho do Chico, Carol. Todo mundo gosta do Chico. Aqui, ali, acolá, em Pedro Leopoldo, em Uberaba, na minha casa, na sua, em todo lugar.”

Como a gente sabe, o Chico era e é muito querido entre todos nós, cientes das suas grandes obras ou não. Dessa maneira, nas minhas andanças pelo mundo, eis que encontro mais um Cantinho em que o Chico é tão querido. Lá não é só um cantinho do Chico, mas de todos aqueles que de certa forma se identificam com a Doutrina Espírita. “Uai, Carol, mas você já voltou da Alemanha?” Nããão... É da Alemanha mesmo que eu estou falando!

A gente no Brasil sabe, ou acha, que fora d´O Coração do Mundo, Pátria do Evangelho existem poucas ou nenhuma casa espírita. Assim foi há alguns anos, mas já há um tempinho, essa situação vem mudando bastante.

Em todo o mundo o Espiritismo vem ganhando lugar, assim como na Alemanha. Cada vez mais se ouve falar de casas espíritas por aqui. Graças a essa ferramenta maravilhosa que é a Internet, eu encontrei este Cantinho, que é bem um cantinho mesmo: apertadinho, coberto de boas energias e muito, muito acolhedor!

Cheguei ao Cantinho depois de encontrar vários endereços antigos de casas espíritas em cidades vizinhas que já não existiam mais. O link do Cantinho surgiu para mim como uma luz no fim do túnel. Achei o site, enviei uma mensagem, como fiz das outras vezes, e dessa vez eu recebi a tão esperada resposta:

“Olá Caroline, eu me chamo Rosa e sou a responsável pelos emails do Cantinho. Nós nos reunimos todas as segundas-feiras às 18 hs para o estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo e todos os 2° domingos do mês às 14:45 para tratamento de cura. Nosso endereço é: Hospelt str 1. De Banh a linha 3 ou 4 haltestelle Leyendeckerstr. Ficaremos felizes com sua visita. Abraços fraternos do Cantinho.”

Nossa, como eu fiquei radiante! Aí fui... E nunca mais parei de ir!

No caminho, pela primeira vez desde que cheguei à Alemanha, eu estava incrivelmente serena. Sem nenhuma apreensão, sem medo de falar alemão, sem medo de errar a parada do metrô. Parece que eu já sabia direitinho aonde ir, embora nunca tivesse passado por aquelas bandas. Na chegada, foi uma surpresa tão boa, mas com aquela sensação de reencontrar velhos amigos. Bom, Kardec explica, né?

“Mas Carol, conta aí como é lá! É grande, é pequeno? Quantas pessoas? Eles falam em português, é? Que legal!” Legal mesmo! Apesar de pequenininho, o Cantinho do Chico é enorme! ;) Cabe todo mundo, é incrível. Cabe quando tem pouca gente, mas cabe também quando tem muita gente.

O Cantinho fica num porão de um prédio de um bairro grande em Colônia, Ehrenfeld. A entrada está lá, normal como qualquer outra, mas, se a gente olhar direito, acha a plaquinha salvadora: Cantinho do Chico!




Entre amigos encarnados e desencarnados, lá acontecem todas as segundas-feiras estudos do Evangelho Segundo o Espiritismo e no segundo domingo do mês tem tratamento espiritual. Nas segundas há também o Passe.


Sim, lá se fala português! As palestras são realizadas em português e a maioria das pessoas é brasileira. Mas há também portugueses, hispano-hablantes e um ou outro alemão.


Tem as crianças também, filhas dos frequentadores. Vez ou outra, elas fazem uma baguncinha, mas nada que não nos ajude a exercitar a paciência! ;)

 E são umas fofas!

“E os estudos, Carol? Como são?” Os estudos começam com a leitura de algumas mensagens...



... e temos a prece, junto com um Pai-Nosso. Depois fazemos a leitura do ESE.


A leitura é feita aleatoriamente, ou seja, alguém abre o livro, e onde cair, lá a gente lê e comenta a passagem. É ótimo, e é tão claro como a espiritualidade está presente. Os temas são tão pertinentes, e caem exatamente onde a gente está precisando naquele momento. Incrível!


Lá no Cantinho há também algumas palestras. Este ano já aconteceram duas, com Palestrantes do Brasil. Uma delas foi sobre Perispírito e a outra sobre Bezerra de Menezes.

O Cantinho também disponibiliza livros para os freqüentadores. A pequena, porém ótima biblioteca é recheada de livros importantes para o espiritismo, a maioria em português, mas há também livros em Alemão e em Inglês.


O Cantinho também tem a sua lojinha, na qual vende obras nas três línguas.

“Que legal, Carol! Queria conhecer um pouco mais do Cantinho do Chico.” Pois então, seja muito bem vindo! O site do Cantinho é http://www.cantinho-do-chico.com/. Caso você queira saber um pouco mais, pode enviar um email que com certeza o pessoal estará disposto a contar como tudo funciona. Se quiser eu também tenho muita história para contar de lá! Só me mandar um email! ;)

É muito legal falar do Cantinho e de como as coisas funcionam. Aliás, eu acho que sou um pouco suspeita para falar do Cantinho do Chico... É a minha casa na Alemanha! Lá eu me sinto tão bem que não dá vontade de ir embora!


É onde boas vibrações e bons conselhos estão sempre presentes. É também onde eu me encontro com os amigos e, de certa maneira também, onde me deixa mais pertinho da Casa de Célia, que deixa tanta saudade! ;)



4 comments:

Leandro disse...

Show de Bola Carol. Parabéns pelo texto e pela iniciativa em buscar conhecimento onde estiver e por nos dar esse maravilhoso presente. Obrigado!

Obs.: Não economizou letras neste texto....rss

Excelente...!

Marcus Vinicius disse...

SEN-SA-CI-O-NAL !!! Top 5 nos cinco anos do blog. O artigo ficou tão bem feito que eu me senti no Cantinho do Chico. Adorei a sinalização pra se chegar lá! Teve a manha, Welt!

Abração.
Papa.

Érica disse...

Que delícia, Carol! Fiquei tão emocionada com o texto!

Que tudo continue bem por aí. Aqui estamos bem, e a saudade só aumenta.

Beijo enorme.

Érica

Unknown disse...

Que bacana...
É muito bom saber que a doutrina tem espalhado pelo mundo e mais mío de bom ainda saber que tem espíritas imbuídos dessa missão de compartilhar o espiritismo.

Opa opa filhos de frequentadores bagunceiros??!!! (deixa puxar sardinha pro lado que gosto) Porque não criar um cantinho dos pequeninos? Quem sabe um começo de evangelização? Fica a sugestão.

Quem dera eu soubesse desse cantinho à alguns meses atrás...

Parabéns e que Deus sempre ilumine todos nós