quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Em clima de COMEBH

A COMEBH se aproxima: em 10 dias, como mostra o nosso contador à direita, muitos jovens de diversas Casas Espíritas da Regional Centro-Sul estarão reunidos para mais um encontro de carnaval à luz da Doutrina Espírita.

COMEBH é sinônimo de trabalho, de alegria, de fraternidade, de arte, de amizade e de estudo, entre tantas outras coisas. E por falar em estudo, você já está por dentro dos livros indicados para o encontro? Se não, confira a seguir os textos preparados por Bárbara Teixeira, coordenadora da Comissão de Estudos, sobre cada obra.

Cântico da Juventude - Ivan de Albuquerque, psicografia de Raul Teixeira.

 Ivan de Albuquerque

O espírito Ivan de Albuquerque desencarnou aos 28 anos. Mesmo sendo tão jovem ele já trabalhava bastante na seara do Cristo e continuou trabalhando no plano espiritual. Prova disso é este presente em forma de livro que ele nos oferece. Ivan transformou os cursos, diálogos e orientações dos quais participou no mundo espiritual em valorosos textos na obra “Cântico da Juventude”.

 
Nesse livro, Ivan de Albuquerque aborda diversos temas relevantes para os jovens. Temas que muitas vezes se apresentam a nós como grandes desafios. Através de orientações pautadas pelo ideal espírita, o autor espiritual nos proporciona um instrumento de reflexão para buscarmos nossas próprias soluções.

O livro é um convite a nós, jovens, para que, sem perdermos a alegria e beleza que nos são características, também não negligenciemos nossos deveres.


“Juventude e Jesus!

Quando estas duas forças estiverem integradas, a daqueles que tudo desejam realizar, com audácia nem sempre refletida, mas honesta, com a Daquele que tudo podia operar e limitou-se a cumprir a vontade do Pai, que O enviara, então, teremos conquistado, com base nos Códigos Supremos da vida da alma, o eloqüente progresso, desde há tanto anelado. A Juventude, vitalizada pela mensagem de Jesus, será imbatível e incorruptível força progressista, dirigindo para a perene ventura todos quantos tiverem aproveitado os tempos juvenis, para a sementeira, nos seus próprios rumos, das luzes do trabalho e do amor, como Ele ensinou.” 

(Cântico da Juventude, cap. 1)


Adolescência e Vida - Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco.

Joanna de Ângelis

A obra, constituída por 25 capítulos, estuda temas específicos do período da adolescência, como por exemplo: o adolescente e o seu projeto de vida; diante da família; amor e paixão; a violência; a vida social; o reconhecimento do amar ao próximo; o perdão no processo de evolução do adolescente; a gravidez; os problemas psíquicos; o suicídio; etc.


Neste livro, Joanna de Ângelis analisa como os jovens muitas vezes se deixam envolver pelas sensações irrefletidas e impulsos naturais, e acabam comprometendo a existência planetária. Pouco equilibrados emocionalmente, arrumam fugas que, ao invés de os levarem a encontrar a solução dos problemas que os atormentam, causam ainda maiores desequilíbrios.

Diante disso, Joanna considera a educação, principalmente a moral, como meio para se evitar que mais jovens percam-se em prazeres transitórios.

O livro é interessante tanto para educadores que pretendem compreender melhor a juventude e traçar meios de conduzi-la mais adequadamente, quanto para os próprios jovens, que através da leitura podem compreender melhor a fase pela qual estão passando e se prevenirem contra algumas questões que, embora atrativas, não passam de ilusão.

3 comments:

Eric disse...

E como é bom esse "clima de COMEBH"...
Para quem nunca foi e vai neste ano pela primeira vez, compreenderá bem essas palavras até o fim do Encontro.
Para quem nunca foi e também não vai neste ano, somente compreenderá quando for!

A COMEBH já está aí!!

Unknown disse...

Carnaval no Rio, na Bahia, Diamantina, Ouro Preto?????!!!
Não troco nada disso pela COMEBH.

Pequenos pontos de luz em todo Brasil aparecem ascendendo em colunas de luz de amor.

Leandro disse...

" Estar no mundo sem ser do Mundo.." Onde cada um estiver que sempre pense e aja de forma positiva, essa é a principal fórmula.