segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Abertura 2011: Juventude Espírita

Fotos: Ramon Nogueira.

A mocidade aecx começa 2011 de maneira muito especial através de uma reflexão sobre juventude.

Preparada com carinho pelos Coordenadores dos Ciclos, a Abertura Oficial da mocidade aecx contou com significativa presença de jovens e pais lotando harmoniosamente o auditório, como aconteceu em 2010.


Na acolhida de todos, Marcela Lodron (I Ciclo) iniciou as boas vindas aos novatos, dentre jovens recém-chegados à casa e jovens vindos do 6º período da Evangelização (Sextão!).


Direto da Alemanha, Gustavo Varela (II Ciclo) concluiu as boas vindas conduzindo o inédito Sê bem-vindo internacional, cantado simultaneamente em dois continentes.

Hallo, Freunde! (Olá, amigos!)

Em seguida, Gustavo introduziu a temática dessa Abertura: Juventude Espírita. Com o objetivo de iniciar uma reflexão sobre juventude, foi passado o vídeo We all want to be young, que apresenta diversos pontos interessantes sobre o tema, não esgota o assunto e suscita questionamentos importantes.

"Todos queremos ser jovens." (tradução do título do vídeo)

O conteúdo do vídeo foi contextualizado e brevemente trabalhado à luz do Espiritismo.

Leandro Cosme (I Ciclo) apresentou uma síntese do que foi falado no vídeo e propôs algumas questões direcionadas aos jovens: "como eu, jovem atual, espírita, tenho minha conduta inserida nessa realidade?"

 O Espiritismo é filtro constante, diário e que nos ajuda
a discernir para melhor agirmos.  

Depois, uma esquete elaborada e apresentada por integrantes do grupo teatral Atoss complementou a reflexão, ilustrando uma situação típica da juventude atual.
  
Kardec esteve presente.

Antes das tradicionalíssimas fotos oficiais dos ciclos, foram citados de forma bem descontraída os eventos da Casa nos quais a mocidade contribui, como Campanha de Inverno e Festa Junina, e os eventos que a Mocidade realiza com objetivo de integração e crescimento coletivo, como a Oficina das Mocidades e os Encontros Fraternos.



A agenda da mocidade oferece vários compromissos: comprometa-se com uma tarefa (ou mais de uma). Confira a seguir as fotos oficiais:

I Ciclo: 13 e 14 anos.


II Ciclo: 15 e 16 anos.


III Ciclo: 17 e 18 anos.


IV Ciclo: a partir dos 19 anos.


Confira mais fotos da Abertura 2011 clicando aqui.

5 comments:

Marcus Vinicius disse...

A juventude do Célia é como uma estrela que nasceu há pouco tempo, mas já oferece muita luz e calor para as órbitas sintonizadas em todo seu o potencial de fazer o bem.

Unknown disse...

Eu sinto que essa mocidade vai brilhar muito mas muito mais também ^^

Leandro Cosme disse...

Olá,

caso queiram ver o vídeo (para quem não esteve na Abertura) ou rever (para quem já o conhecia), há esses dois links:

Site da empresa que produziu o vídeo:
http://www.vimeo.com/16641689

YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=ZidBmzFFSyk

É importante ressaltar que o mais importante é a reflexão que o vídeo proporciona sobre juventude. Ao vê-lo é essencial ter uma visão crítica.

Uma das questões que podemos fazer, a partir do conteúdo do vídeo, se refere à conclusão de que é cada vez mais necessário que os jovens escolham os filtros certos para organizar suas experiências, com tanto conteúdo e pessoas em suas vidas. Qual são os filtros certos?

Abraços.

Unknown disse...

I Ciclo é a G eração XX!!
VAMOS BOMBAR ESSE ANO!!


Abraços

Marcus Vinicius disse...

É isso aí, Tiozão! Vamos bombar pra valer, seja na amizade, seja no trabalho ou seja no estudo!