segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Enturme: caridade em ação

O IV Ciclo realizou no último domingo, dia 20 de fevereiro, na casa da Maria Clara, o primeiro ENTURME de 2011. ENTURME significa ENcontro da TURma da Mocidade Espírita, é o encontro oficial do IV Ciclo e foi caracterizado pela fraternidade e troca saudável de idéias.


O encontro começou no final da tarde e foi iniciado com a leitura do texto "Princípios Redentores", capítulo 2 do livro Agenda Cristã, escrito por André Luiz através da mediunidade de Chico Xavier.


Após comentários sobre a página lida, assistimos ao filme "Um sonho possível", cujo tema central, também cuidadosamente escolhido para o encontro, foi o mesmo que a Casa de Célia escolheu para o ano de 2011: vivência cristã.


O filme é emocionante e engraçado e propõe reflexões diversas, que foram discutidas em outro momento do encontro.


Foi um momento especial de troca de idéias, vivências, sentimentos. Momento de ouvir e compartilhar. Livres para falar, comentamos sobre aspectos do filme, da nossa vida, da vivência cristã, de conduta moral e vários outros temas que surgiram espontaneamente. A energia foi boa, de carinho, liberdade e respeito.

6 comments:

Marcus Vinicius disse...

O IV Ciclo é grande em muitos aspectos: desde a quantidade de pessoas até o local das suas reuniões semanais (o auditório da AECX). Mas a maior grandeza que vi e senti neste primeiro Enturme de 2011 foi a capacidade de confiar no outro e sentir a força do grupo o qual fazemos parte. O debate pós-filme nos trouxe um importante aprendizado, ao sermos presenteados com relatos feitos direto do coração, por pessoas que usaram da humildade e perseverança em recomeçar novas histórias em suas vidas. Foi bonito e muito agradável estar ao lado de amigos que estavam ali, todos naturalmente com a mesma finalidade: Enturmar!

E a conjugação “Eu Enturmo, Tu Enturmas, Nós Enturmamos” foi a melodia do domingo, afinando sons de diferentes almas, compondo mais uma bela música em favor da amizade. Que bom que o IV Ciclo é grandão! Pois nossos braços sempre darão conta de receber novatos e todos os mocidandos que cresceram e crescem no I, II e III Ciclo. O abraço da maturidade é completado pela esperança adolescente da alegria.

Talvez ainda falta muito para alcançarmos plenamente o tema de ontem, a “Vivência Cristã”. Mas um fato é animador: pelas vibrações sentidas no encontro, certamente estamos no caminho certo.

Dá-lhe IV Ciclo! Começou o ano bombando! E isso é contagiante!

Abraços de alguém que acordou com um baita sorriso no rosto, em plena segunda-feira de manhã.
Papa.

Maria Clara disse...

conheço esse lugar...onde foi esse enturme??
Teve bom!!!

Elisaziza disse...

Sábias palavras Papa!concordo!foi muito gosto e proveitoso o enturme!
Com muitas emoções e discussões válidas :]Sem contar que o filme foi mto bem escolhido!
Mal posso esperar pelo próximo ^^

Caroline Siqueira disse...

Falou e disse, Papa. Ser membro do IV Ciclo (no meu caso, mesmo que temporariamente distante) traz uma felicidade que contagia, uma confiança sem igual, e claro, inevitavelmente, muitos amigos!

Gente, saudade DEMAIS!

bjo da alemanha!

Marcus Vinicius disse...

Com certeza, Ziza, o filme foi bem escolhido. Na verdade, bem sugerido: mérito para a Pam, que fez a recomendação.

-- -- --

Welt, a saudade aqui está grande e será um prazer pra todos nós termos você no 1o Enturme do segundo semestre!

Abraços a todos!
Papa.

Ana Flávia Vale disse...

Sem sombra de dúvidas posso afirmar que esse foi um dos melhores enturmes que já participei ao longo dos meus 8 anos de IV ciclo.

Filme sensacional e a harmonia entre os presentes estava de emocionar.

Esse ano promete!!!

Ai Carolzinha, vcfaz muita falta por aqui!!!