segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Reforma Íntima na obra “Paulo e Estêvão”

Caros Leitores,

No dia 26 de junho chegou o dia que há tanto tempo aguardávamos: o De Nós Para Nós Mesmos. Após dois meses de estudo e longas tardes juntas, regadas ao bom pão de queijo da dona Soraya (a mãe da Letícia), chegara o dia de nosso estudo: Reforma íntima – baseado na obra de Emmanuel Paulo e Estêvão. Para aqueles que não conhecem a história, é sobre um judeu fervoroso e devoto aos seus princípios baseados nas leis de Moisés, vivendo no século I d.C., nas proximidades de Jerusalém.


O que nos levou a fazer um estudo como esse? Bem... ano passado pudemos pela primeira vez juntas fazer um estudo, e pelos seus benefícios decidimos repetir a dose. Afinal, apesar do pouco que conseguimos passar durante o estudo, conseguimos aprender muito mais sobre o assunto.

Fizemos uma contação de história. O quê? De Paulo e Estêvão? É. Sabemos que o livro pequeno não é, mas com o tempo tentamos resumir da melhor forma a sua história, o seu exemplo de vida, colocando com nossas palavras a transformação e superação moral de um homem comum que teve como diferencial apenas a vontade e força para querer mudar.

Mas, o que esse homem fez então para ganhar tanto crédito? - alguns de vocês devem se perguntar. Paulo foi um dos primeiros perseguidores aos cristãos, movimentando grande carnificina e destruição na região em que vivia. Entretanto, a partir de uma série de acontecimentos e reflexões tornou-se com o tempo, com o esforço e com a vontade um grande seguidor do Cristo e um exemplo de abnegação. Ele foi dessa forma um dos principais divulgadores do Cristianismo.

Voltando ao estudo... Bem, como sabem, um imprevisto não haveria de faltar... Explicamo-lhes: a presença no II Ciclo vinha sendo de peso, mas no dia da nossa apresentação... Entenderam, né? Ficamos um pouco preocupadas, pois nossa dinâmica e estudo tinham sido preparados para muitas pessoas.

Nos postamos atrás da porta preparadas para entrar na sala e iniciar a contação, com o medo e a preocupação a nos consumir. Quando o Papa abriu a porta, toda essa incerteza se transformou. Algo nos rostos daqueles poucos ouvintes transmitiu a certeza que nos faltava e foi ela que nos embalou durante o estudo. Com o entusiasmo e com a cooperação de todos (imprescindível), nossa mensagem assim foi passada.

Também guardamos outra mensagem depois desse dia. Se fizermos o nosso máximo e nos esforçarmos em causas maiores, que seja para nós ou pelos outros, sempre de alguma forma as coisas vão dar certo. Talvez de início não vejamos isso, mas nós nunca estamos sozinhos.

De forma bem simples e com a aproximação do grupo, pudemos ter uma conversa bem sincera e prática sobre reforma íntima. Lembrando sempre que reforma íntima não é esta idéia de utopia e impossibilidade, ou ação grandiosa. A grandiosidade da reforma íntima está, sim, nas pequenas batalhas internas que travamos todos os dias, nos pequenos momentos de nossas vidas.

Mais uma vez saímos com a certeza de que além de fazermos um estudo para eles, fizemos por nós e para nós.

Não estamos aqui para fazermos uma divulgação de nosso estudo, ou muito menos para falarmos da grandiosidade de uma história e de um homem, estamos aqui tentando de alguma forma passar para a mocidade, com todo o nosso carinho, a certeza de que somos capazes de nos reformar e realizarmos nossos sonhos e tudo quanto nós nos propomos a fazer, superando nossos limites e barreiras. Afinal, quem impõe esses limites somos nós mesmos e assim, caberá a nós, e somente nós, da mesma forma, a cada dia traçar e criar novos limites superando maiores barreiras. Precisamos apenas de uma pequena e tão grande palavrinha: VONTADE.

Essa é a nossa mensagem,

De duas integrantes da mocidade,

SARAH e LETÍCIA.

6 comments:

Eric disse...

Acho que a mensagem que vocês passaram com esse texto fez muito jus à grandeza da história brilhantemente narrada por Emmanuel.
E eu imagino que o momento da apresentação no segundo ciclo deve ter sido singular!

Parabéns pela iniciativa, que, sem dúvida nenhuma, inspira e motiva muita gente!!

Marcus Vinicius disse...

Um sábado pra não esquecer.

A intensidade de Sarah e a singeleza de Letícia proporcionaram uma tarde marcante. Mais que mocidandas, as duas amigas e irmãs de coração representaram o espírito de Paulo naquilo que era sua essência, seja como judeu, seja como cristão: a fé no que fazia.

Na ocasião, devido as preparações para a festa junina e a Copa do Mundo, tivemos o II Ciclo com menos presentes até então. E aí veio o nobre detalhe: a vontade e a vibração de Sarah e Letícia, que atuaram da mesma maneira como se a plateia estivesse nos dias de grande público. Honraram com respeito e carinho aos poucos encarnados que ali estavam e brindaram a espiritualidade com uma exposição rica em detalhes, seguida de uma dinâmica envolvente (e divertida).

Nas reuniões que antecederam o estudo e nas conversas por e-mail, o comprometimento das duas já era o sinal da excelente apresentação que viria.

Nota 10.
Papa.

Marcela Lodron disse...

Minhas queridas Sarah e Letícia! Parabéns pela iniciativa! Tive a oportunidade presenciar o estudo de vocês ano passado, que me marcou muito pelo comprometimento de vocês e pela qualidade da exposição. Tenho certeza que o estudo deste ano foi novamente enriquecedor! Bjs, Marcela.

Ramon disse...

Sem muitas palavras para descrever momento tão especial e "nostálgico"!!
Letícia e Sarah nos transportaram no tempo através de sua graciosa atuação...
Obrigado e parabéns!!!

Ramon disse...

Sem muitas palavras para descrever momento tão especial e "nostálgico"!!
Letícia e Sarah nos transportaram no tempo através de sua graciosa atuação...
Obrigado e parabéns!!!

Observador disse...

Através de pequenos atos que se atinge grandes ensinamentos. Esse exemplo dessas duas jovens nos ensina que eu consigo aprender, consigo repassar e consigo não apenas ficar reclamando, eu posso fazer a diferença.

Parabéns as duas e que siga para frente o exemplo!

Mérito também para os seus coordenadores