quarta-feira, 11 de agosto de 2010

2000 Anos Depois...

Viveu há 2000 anos nas regiões da orla do Mar Mediterrâneo, não só foi contemporâneo de Jesus, como, mais marcante ainda, encontrou-se com ele e teve sua vida modificada a partir deste encontro. A qual personalidade nos referimos?

Não é Paulo de Tarso, o vigoroso apóstolo dos gentios; muito menos o personagem épico e fictício Ben Hur, famoso entre os patrícios pelas vitórias nas corridas de bigas. Falamos de Públio Lentulus, senador romano que, aproximadamente 2000 anos depois de seu encontro com o nazareno, “retornou” a Roma.

  
Capa do livro Há 2000 Anos..., publicado pela FEB em 1939.

A Federação Espírita Brasileira – FEB, detentora dos direitos autorais do livro Há 2000 Anos..., de autoria de Emmanuel e psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier, licenciou a Fundação Caminho, Verdade e Vida, sediada em Belo Horizonte, para a reprodução, utilização e adaptação da obra para o teatro.

A peça está em cartaz desde abril de 2003 e já foi apresentada, sempre com lotação esgotada, em teatros do Distrito Federal e dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo agora encenada também em Roma, capital da Itália, conforme noticiou o jornal O Tempo no começo de junho.

Roma é um dos locais onde se passa a história contada em Há 2000 Anos..., tendo a capital italiana sido o centro político de acontecimentos históricos mundialmente importantes e que são retratados no enredo da obra de Emmanuel.

A peça tem duração de 2:30 hs, sem intervalo, e conta com participação de 102 atores que no último sábado de julho, dia 31, fizeram a personagem Públio Lentulus pisar novamente em Roma.

Cartaz da peça Há 2000 anos... disponível no blog Arte que Educa,
da Fundação Caminho, Verdade e Vida.

A Fundação Caminho, Verdade e Vida é uma instituição de assistência social sem fins lucrativos que conta exclusivamente com o trabalho de voluntários.

No campo cultural, produz e apresenta peças teatrais baseadas em livros psicografados por Chico Xavier, como Nosso Lar e Renúncia, por considerá-los trabalhos relevantes pela profundidade de suas mensagens que enfocam a renovação de valores morais.

Confira a matéria do jornal O Tempo intitulada Retornando à arena romana.

1 comments:

Érica disse...

Voltando de Roma (onde deve ter sido um espetáculo belíssimo!), o grupo vai apresentar a peça aqui no Brasil novamente.

Vejam: http://www.arteespirita.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=443:arautos-da-luz-apresenta-o-espetaculo-ha-dois-mil-anos-&catid=79:noticias&Itemid=421


Agora é esperar eles chegarem em BH, né?

Beijos!

Érica