quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Interativas & Integração

Você sabe ler? Então tente:


Quem vê um amontoado de pontos como esses mal imagina que, em Braille, a frase acima significa “através da sabedoria somos pela vida valorizados”. Assim como nossa língua portuguesa possui uma codificação para a escrita – o que faz com que quem conheça o código leia o Blog da Mocidade, o Sistema Braille é igualmente um código, nesse caso utilizado especialmente por deficientes visuais, que através do tato diferenciam o código Braille pelo relevo do texto.

Aprender a ler em Braille é mais fácil do que parece. Quer saber mais? Acesse o link: http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html.

E em tempos de Interativas & Integração, não podemos deixar de falar sobre a Libras. A Língua Brasileira de Sinais, que tem sua origem na terra natal do codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, é usualmente utilizada por deficientes auditivos. Assim como as outras línguas, a Libras possui sua gramática própria, suas variações regionais e expressões próprias da língua. Em vez de sons, uma combinação de movimento de mãos, posição do corpo, expressões faciais e o espaço onde os sinais são feitos.

Às vésperas do Interativas 2010, o primeiro desafio é online. Interative-se com o Dicionário de Libras online e experimente aprender as palavras abaixo na Linguagem Brasileira de Sinais.
  • Interagir
  • Raciocinar
  • Time
  • Espiritismo
  • Borboleta

2 comments:

Observador disse...

Excelente assunto, pois nos traz a pensar nas dificuldades de todos, inclusive nas nossas. Dificuldades de sentidos e em todos os sentidos de uma maneira ampla.

Obrigado pela oportunidade da equipe do blog!

Paulo Estevão disse...

São pequenas coisas, pequenas atitudes que nos levam a grandes descobertas...