Quem vê um amontoado de pontos como esses mal imagina que, em Braille, a frase acima significa “através da sabedoria somos pela vida valorizados”. Assim como nossa língua portuguesa possui uma codificação para a escrita – o que faz com que quem conheça o código leia o Blog da Mocidade, o Sistema Braille é igualmente um código, nesse caso utilizado especialmente por deficientes visuais, que através do tato diferenciam o código Braille pelo relevo do texto.
Aprender a ler em Braille é mais fácil do que parece. Quer saber mais? Acesse o link: http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html.
E em tempos de Interativas & Integração, não podemos deixar de falar sobre a Libras. A Língua Brasileira de Sinais, que tem sua origem na terra natal do codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, é usualmente utilizada por deficientes auditivos. Assim como as outras línguas, a Libras possui sua gramática própria, suas variações regionais e expressões próprias da língua. Em vez de sons, uma combinação de movimento de mãos, posição do corpo, expressões faciais e o espaço onde os sinais são feitos.
Às vésperas do Interativas 2010, o primeiro desafio é online. Interative-se com o Dicionário de Libras online e experimente aprender as palavras abaixo na Linguagem Brasileira de Sinais.
- Interagir
- Raciocinar
- Time
- Espiritismo
- Borboleta
2 comments:
Excelente assunto, pois nos traz a pensar nas dificuldades de todos, inclusive nas nossas. Dificuldades de sentidos e em todos os sentidos de uma maneira ampla.
Obrigado pela oportunidade da equipe do blog!
São pequenas coisas, pequenas atitudes que nos levam a grandes descobertas...
Postar um comentário