segunda-feira, 29 de outubro de 2007

EBA! honra o nome "Encontro Bom Até!"

Não poderia ser melhor. Nem mesmo a queda de luz ao final do encontro tirou o ânimo da rapeizi. O I Ciclo realizou neste domingo o segundo EBA! do ano e o ritmo foi animado. O anfitrião Guilherme Gervásio proporcionou em sua casa uma tarde pra lá de agitada.

A atividade inicial contou com uma grata surpresa. Daniel Sarsur e Vitor Filogônio se ofereceram para comandar o debate sobre “Crianças Índigo no Espiritismo: verdade ou modismo comercial?”, iniciado um dia antes, no Célia Xavier. E as opiniões fora show de bola! Em uma discussão sadia, chegou-se ao consenso que temos que respeitar as novidades que aparecem, não transformando a Doutrina em algo fechado ou dogmático, porém, é necessário SEMPRE usar o bom senso e a racionalidade do método de Kardec, em que o codificador ressaltava tanto a “sanção da concordância” e a “universalidade dos fatos”, bem como a consulta de diversas fontes, para uma comparação justa e confiável.

A maioria dos presentes concordou ser desnecessário rotular seres mais evoluídos ou inteligentes, não sendo preciso denominações “índigo”, “cristal” ou qualquer outra para especificar. Segundo Fernanda Wardil, “acho que o excesso na divulgação na pesquisa sobre os ditos ‘índigos’ pode gerar diferenças e discriminações entre as próprias crianças no convívio do dia-a-dia”. Já Letícia Diniz argumentou, “acho válida a pesquisa sobre o assunto. O mais importante são as pessoas não promoverem a diferença no tratamento, caso realmente existam tais crianças especiais”.

Pra encerrar a dinâmica, duas falas foram realçadas. A primeira, de Bezerra de Menezes [1], psicografada em um congresso da FEB, abril passado, reforçou que: "Meus filhos, que o Senhor nos abençoe. (...) Este é o grande momento, filhos da alma. Não tergiverseis (criar desvios), deixando-vos seduzir pelo canto das sereias da ilusão. Fidelidade à Doutrina é o que nos impõe, celebrando os cento e cinqüenta anos da obra básica da Codificação Espírita. Não permitais que adições esdrúxulas sejam colocadas em forma de apêndices que desviem os menos esclarecidos dos objetivos essenciais da Doutrina. (...) Sede fiéis, permanecendo profundamente vinculados ao espírito do Espiritismo como o recebeste dos imortais através do preclaro Codificador."

A afirmação de Kardec [2], em A Gênese, também reforçou a conclusão, de que não existe diferenciação na senda das evoluções, muito menos salvadores da pátria ou super heróis da nova geração: “Sejam os que componham a nova geração Espíritos melhores, ou Espíritos antigos que se melhoraram, o resultado é o mesmo. Desde que trazem disposições melhores, há sempre uma renovação”.

Terminada a primeira parte, aí foi só bagunça, lanchão, jogo do América no radinho e War no escuro! Agora é aguardar o próximo EBA!, no dia 9 de dezembro, na casa da Fernandinha Wardil.

[1] Trechos retirados do texto "O Médio-dia da Era Nova", de Bezerra de Menezes - mensagem recebida por Divaldo P. Franco, no dia 12/04/2007, em Brasília-DF - Revista Reformador, junho de 2007, páginas 8 e 9.

[2] Trecho retirado do item 30, do capítulo XVIII [página 420 – edição antiga], de A Gênese, Allan Kardec.


O debate incicial contou com a participação de todos
"É Comunidade Mocidade AECX aí, mano!". O Amigo SIM! também ecoou no EBA!

Não é o que você está pensando! É que War no escuro exige mais concentração. Queda de luz não diminuiu animação do encontro.

Os pais do anfitrião Guilherme Gervásio, Cláudia e Elimar (esquerda) em conversa com os coordenadores do I Ciclo, Alex Machado, Marcus Papa e Ana Felicetti. [foto: Mariana Guimarães]

Já encerrando o encontro, a preparação da foto final... Veja no video abaixo como o momento foi "organizado"... [foto e video: Luciana Palhano - foto de capa: Elimar Chagas]

2 comments:

Anônimo disse...

Esse pessoal é show!!!

Parabéns, turma!

Leandro C.

Marcus Vinicius Papa Lobo disse...

Mais show ainda é o carinho de um colega do IV Ciclo para com os mais novos (que isso sirva de exemplo sempre!).

A turma agradece o comentário do nobre Leandro Cosme, bem como o Pafúncio agradece a audiência no Blog.