terça-feira, 14 de junho de 2011

No espírito da Doutrina – Ed. 03


Qual a relação entre vontade, consciência, livre arbítrio, pensamento, disciplina do pensamento e reforma do caráter, o amor e a dor?

Léon Denis responde a essa pergunta na terceira parte do livro O Problema do Ser, do Destino e da Dor, intitulada “As Potências da Alma”.

No original fracês o título era apenas
"O Problema do Ser e do Destino".

Denis as coloca como potências da alma e desenvolve a ideia de que o aprendizado do autoconhecimento é um meio de conhecê-las e utilizá-las em favor de nossa felicidade espiritual, como pode ser constatado no seguinte trecho, pertencente ao item sobre consciência:

(...) Muitas vezes, dirigiram-se a mim almas humanas aflitas para, do Além, solicitar avisos, conselhos, indicações que não me era possível proporcionar-lhes. Recomendava-las, então, a experiência seguinte que, às vezes, dava bom resultado. Concentrai-vos, dizia-lhes eu, em retiro e no silêncio; elevai os pensamentos para Deus; chamai o vosso Espírito protetor, o guia tutelar, que Deus nos dá para a viagem da Vida. Interrogai-o sobre as questões que vos preocupam, desde que sejam dignas dele, livres de todo o interesse vil; depois, esperai, escutai em vós mesmos, atentamente, e, ao cabo de um instante, ouvireis nas profundezas de vossa consciência como que o eco enfraquecido de uma voz longínqua ou, antes, percebereis as vibrações de um pensamento misterioso que expulsará vossas dúvidas, dissipará vossas angústias, embalar-vos-á e consolará.


E esta, com efeito, é uma das formas de mediunidade e não é das menos belas. Todos podem obtê-la, participando daquela comunicação dos vivos e dos mortos, que está destinada a estender-se um dia a toda a Humanidade. (...)


[O Problema do Ser, do Destino e da Dor; item XXI – A consciência. O sentido íntimo.; Léon Denis]