terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Último É Nós! de 2010 resume o ano em uma palavra: INESQUECÍVEL!

Texto: Marcus Papa
Fotos: Maira Publio, Nandinha Wardil e Marcus Papa

Naître, mourir, renaître encore et progresser sans cesse, telle est la loi. (Nascer, morrer, renascer, ainda, e progredir sempre, tal é a lei.) [1]


Descrever o sexto e último É Nós! (ENcontro Oficial do Segundo Ciclo) de 2010, realizado domingo último, 12/12, no sítio do Matheus Norton, é algo muito difícil. Aliás, uma pergunta que ficava no ar: como encerrar um ano tão rico em estudo, trabalho e amizade? Parecia não haver resposta, pois a vontade era de poder parar o tempo para que esse período em nossas vidas não terminasse...

Mas, lá no fundo do coração, a boa nova da imortalidade da alma nos traz o conforto que “tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo.” [2]

Descortinando o horizonte. Um salto para as próximas etapas...

Viver cada sábado com o II Ciclo foi um exercício fortalecedor do sentimento de fraternidade. Assimilar completamente o contexto da “família universal” [3], ensinado por Jesus, ainda é algo que temos dificuldade, mas, aos nossos humildes passos, caminhamos para a sublime compreensão.

Juventude, terra culta
Em ti brotou
Um grão-semente
Da vontade de ser pão
Frutifica maravilhas (...)
Para alimentar.......a todos nós [4]

Cada vez mais, nos religamos à nossa consciência escrita pela causa primeira de todas as coisas. E a Lei do Progresso acende a luz que brilha em cada um, clareando o mundo com as boas obras em que acreditamos.

Árvore cresceu
De mudas-mocidades
Seiva, nutriente-céu
Galhos são as mãos
Ramagem de amizades [4]

Os É Nós! ao longo do ano proporcionaram momentos felizes (“...o mundo precisa de histórias felizes!”), de reflexão, e muita emoção. E nesta última edição tivemos uma especial companhia: a natureza.

A irmã borboleta dá as boas-vindas!

Nobres cavalheiros formam a “Operação Tática Cisne Negro”[5], preparados para auxiliar as moçoilas na travessia dos rios

Não tem jeito: entrou na água, é pra se molhar!

Após uma manhã de visita ao mirante da serra do “Rola Moça”, trilhas ecológicas, cursos intensivos de Tarzan, e desbravamento da cachoeira secreta, chegou a hora do almoço, que começou com um “certo” atraso, devido a turma que se perdeu mata a dentro, distraída com as belezas naturais de Brumadinho-MG... Justiça seja feita: o Ramonlevade não estava neste grupo, aliás, ele foi o herói em trazer de volta as ovelhas desgarradas.

Hummmmmm... Macarronada feroz! Os molhos então...

Em seguida, a sobremesa: cookies simpáticos feitos pela chef Thaís Palhares. Não sobrou nenhum! O relógio não perdoava e já marcava 15h30. Faltavam algumas horas para irmos embora... O coração começou a bater mais forte... Tínhamos que nos despedir do ano...

Todos para a sala e a tradicional roda foi formada. A leitura de um trecho do Agenda Cristã abriu a segunda parte do É Nós! – a avaliação final do ano – “Como foi o II Ciclo pra mim, em 2010?”

Mais uma vez a marca registrada da rapeizi de 15 e 16 anos da Associação Espírita Célia Xavier se fez presente: maturidade. Com falas marcantes, foi impossível conter as lágrimas em um ambiente tão acalentador. Emoções pra todos os lados, aproveitamos também para nos despedirmos (na verdade, um até logo) da jovem Anna Laura, que está se mudando para Porto Alegre-RS.

Tinha tanta gente que ficou difícil bater a foto...

...mas o abraço fraterno foi fácil!

Finalizada a dinâmica, mais outro horário livre, com as tradicionais conversas ao som do violão. Integração total da galera.

Uma convidada muito especial, a Mel, se juntou a nós!

O papo tá bom, mas, (snif) tá na hora de ir embora...

E assim terminou o É Nós! Fizemos a foto oficial e retornamos a Belo Horizonte. Um dia registrado com carinho em nossas memórias, um ano a ser guardado com afeto em nossos corações.

“A peteca nunca caia”, foi uma frase dita na avaliação. E esse é o desafio maior deste grupo para 2011: manter a peteca sempre no ar. Aos que ficam no II Ciclo, fevereiro será o mês de receber os jovens que chegam do I Ciclo, com toda a nossa energia, disposição e capacidade de interagir. Aos que vão para o III Ciclo, presentear os amigos que lá estão com um dos nossos talismãs: os laços indestrutíveis de amizade que sabemos construir.

Continuemos inspirando a todos com a vivacidade do nosso grupo! E lembremos a mensagem do filme que assistimos no primeiro É Nós!: - é possível promover a “Corrente do bem”, para todo o mundo, mesmo que às vezes não fiquemos tão pertinho de quem mais gostamos. Temos que querer e lutar pra conseguir! E não há lugar melhor para começar essa ação do que entre a família chamada mocidade aecx. Os ciclos apenas dividem as idades. Quando buscamos amar ao próximo como a si mesmo, nós, I, II, III e IV Ciclo somos um só.


Para uns, até o próximo É Nós! Para outros, até o próximo ETC e Tal!

É NUI! É NÓS! É NÓIS!

E aí? Vamos reviver todos os É Nós! do ano? (clique nos títulos abaixo para acessar)

5º É Nós! – Casa da Carol Volpe – 23/10/10

4º É Nós! – Casa da Thaís Palhares – 11/09/10

3º É Nos! – Casa da Clarice Guimarães – 17/07/10

2º É Nós! – Casa do Matheus Norton – 05/05/10

1º É Nós! – Casa da Ana Elisa Felicetti – 07/03/10

-- -- --
[1] Frase em homenagem a Allan Kardec, grafada em seu túmulo no cemitério de Père-Lachaise, Paris, França.

[2] Trecho da resposta 540 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec.

[3] O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, cap. XIV, itens 5 a 8.

[4] Trechos da música “Ramas” (Gladston Lage / Tim), da dupla Tim e Vanessa.

[5] Informações sobre a “Operação Tática Cisne Negro”, consultem o Sr. Tiozão, em um Esquinão mais próximo de você.
-- -- --

8 comments:

Amanda de carvalho disse...

Que lindo, apenas com o texto já me emocionei.

Unknown disse...

É claro que esse grupo vai deixar saudade!! Mais cá entre nós, teve BOM DEMAIIIIS!! brigado galera por esse ano que ajudou a todos a crescer como pessoas nem que seja só um pouquinho! (:

Anônimo disse...

Um É Nós pra lá de especial para coroar um ano surpreendente!!!
Ficará marcado em meu coração e espírito para sempre... Muito obrigado a todos!!!
É Nós!!!!!!!

Hannah disse...

AAAAAA!
Já li a matéria umas quatro x e não canso!É muita emoção e,AGORA, que consegui baixar as fotos deu vontade de ler de novo!Da 1ª x eu chorei bastante pq eu lembrei que vou subir para o III ciclo e que a Annã Laura vai para porto alegre,mas essa mini tristeza não tem a grandeza de todas as outras emoções que tive durante ao longo do ano,por todos os sábados possíveis a que pude comparecer religiosamente ao Célia que,desde o início me acolheu com grande carinho e calor...
Rá!Falando desse jeito até parece que eu é que tô indo embora,mas não é por isso é só que...outro ano igual a esse,ou com a mesma turma,quer dizer:não só as pessoas,mas as pessoas com essa idade que conhecço,com o pensamento atual...outro IICiclo 2010 nunca vai acontecer!
Dos que ficam por mais um ano no segundão eu me despeço com carinho e até o outro ano e aos que encontrarei no terceiro ano que vem...Bom,é isso aí!Agora vão ter que me aguentar!À mim e à tropa que sobe comigo!
Enfim,acabei desviando do assunto principal,mas é o seguinte:
O último ÉNós foi o melhor de todos!

Hannah disse...

PS:putz!Durante ao longo foi feio!!!E conhecço tbm! malz aí para qm passou com 100 em português!rsrsrs
PPS:Modéstia de lado(CompletamentE)!:Amei a minha foto com a borboleta!Não é nem por ser eu não!É pq o Papa pegou de um ângulo legal!
bom,é isso aí pessoal!Bjin e até a próxima!

Anna Laura disse...

Este ano foi simplismente incrível, unico, especial, insubistituivel, incomparavel... Vocês me fizeram crescer como pessoa, muito obrigada. AMO-OS DE MAIS ~ s2 s2 s2

Maira Públio disse...

Emocionante! 2010 vai deixar muita saudade...

Marcus Vinicius disse...

Das muitas coisas boas do II Ciclo em 2010 que guardaremos para sempre, uma das mais importantes esteve na fala da Sarah, no final da dinâmica (fala que me marcou profundamente, pela energia que foi dita): “os coordenadores fizeram a parte deles, mas, nós jovens também fizemos a nossa, e fizemos bem feito!”. Quando eu ouvi isso, a minha vontade era que toda a mocidade estivesse lá escutando. Me lembrei na hora de um ensinamento que aprendi com um grande professor que tive na casa espírita, Alex Machado, que imortalizou uma frase: “quem faz a mocidade são os jovens. Coordenador é apenas corrimão.”

E foi exatamente o que fez a diferença no II Ciclo em 2010: O JOVEM. Coordenadores existem como instrumentos para mediar, promover e organizar estudos, atividades e tarefas. E por mais que isso seja bem feito, é preciso o jovem QUERER que a coisa funcione. Estudos incríveis, powerpoints hi-tech e coordenadores mega ultra power animados não alcançam um resultado satisfatório se o jovem não quiser entrar no barco e remar junto.

AGIR. Essa é a palavra-chave.

E o segredo da excelência é: se fizemos bem feito em 2010, que cada um de nós, em cada ciclo que estivermos, façamos ainda melhor em 2011. Temos essa responsabilidade agora.

Agradeço de coração e alma a cada jovem do II Ciclo que me presenteou com um ano INESQUECÍVEL!

Abraços.
Papa.