sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Campanha do Quilo 2010

A Campanha do Quilo estará em recesso nos sábados 25/12/10 e 01/01/11 e retomará suas atividades no dia 08/01/11, no horário de sempre: entre 13h45 e 15h30.

Como o ano ainda não terminou, quem for amanhã ao Célia encontrará o pessoal da Campanha firme e forte no trabalho.

Esse ânimo reflete os estímulos que a tarefa recebeu ao longo de 2010 e que são resultados de algumas iniciativas dos próprios tarefeiros.

A primeira delas foi o interesse na manutenção do registro diário das arrecadações recebidas.

Registro das doações arrecadadas.

Essa prática havia sido incorporada ao cotidiano da tarefa em 2009 e foi mantida por permitir que os participantes percebessem melhor o significado do trabalho da Campanha.

O registro contínuo da arrecadação permitiu também o estudo da tarefa através da tabulação dos dados coletados. O gráfico abaixo é um exemplo das informações obtidas.

Não é o IBGE, mas também produz gráfico!

A segunda iniciativa, igualmente prática, porém mais filosófica, foi considerar que os maiores beneficiados pela tarefa são os próprios trabalhadores.


Assim, acima de uma tarefa de arrecadação material, a Campanha do Quilo deve oferecer oportunidade de trabalho para melhora íntima dos tarefeiros.

Outra iniciativa efetivada foi a elaboração de mapas contendo os setores de trabalho.

AEC... X marca o local!

Havia uma versão analógica dos mapas que auxiliava na definição dos setores a serem feitos. Os novos mapas, elaborados em meio digital, mantêm essa função e são usados também ao longo dos percursos da Campanha para eventuais consultas.

Existem outras iniciativas amadurecendo entre os "campanheiros". Mas, como dezembro caminha rápido, o jeito é conservar o ânimo e firmar o pensamento em novas realizações em 2011.

1 comments:

Marcus Vinicius disse...

Excelente matéria!
Abraços.
Papa.