terça-feira, 10 de outubro de 2006

Grupo de Estudos tem seqüência com Matéria e Relacionamentos Afetivos

O Grupo de Estudos de terça à noite inicia a sua proposta de dividir o encontro em duas partes. Na primeira, sempre serão estudadas as obras básicas, visando um aprofundamento nos conceitos da Doutrina Espírita.

O tema de hoje será “Matéria”. Confira as questões do Livros dos Espíritos a serem lidas para hoje:

Perguntas: 22 27 30 31 33 34

Já para a segunda parte, em que teremos o “Debate Livre”, o assunto escolhido foi “Relacionamento afetivos” e os tópicos que serão debatidos seguem abaixo:

- Não tente padronizar as necessidades afetivas dos outros por suas necessidades afetivas, porquanto embora o amor seja luz uniforme e sublime em todos, o entendimento e posição do amor se graduam de mil modos na senda evolutiva.

- Em toda comunicação afetiva, recorde a regra áurea: “não faça a outrem o que não deseja que outrem lhe faça”.

- Não arme ciladas para ninguém, notadamente nos caminhos do afeto, porque você se precipitará dentro delas.

- Não queira a sua felicidade ao preço do alheio infortúnio, porque todo desequilíbrio da afeição desvairada será corrigido, à custa da afeição torturada, através da reencarnação.

Francisco Cândido Xavier (André Luiz) Sinal Verde Cap. 45 pág. 103



- Os conflitos de que são portadores (os homens) os levam a uma atitude isolacionista, resultado da insatisfação e constante irritabilidade contra tudo e todos. Crêem não merecer o amor de outrem e, se tal acontece, assumem o estranho comportamento de acreditar que os outros não lhe merecem a afeição, podendo traí-los ou abandoná-los na primeira oportunidade. Quando se vinculam, fazem-se absorventes, castradores, exigindo que os seus afetos vivam em caráter de exclusividade para eles. São desse modo, relacionamentos perturbadores, egocêntricos.

Divaldo Franco (Joanna de Angelis) O Homem Integral Cap. 07 pág. 120



- O mais importante, na relação do casal, é o nível de ternura, de amizade, de bem-querer, de respeito, de confiança que hajam desenvolvido na vida em comum, tanto que a inter-relação meramente fisiológica pode ser conseguida com qualquer outro ser, mas o complemento nutriente, que confere saúde, encantamento pela vida e paz, somente se consegue obter quando os corpos que se unem servem a almas que se amam num quadro de dedicações recíprocas.

Raul Teixeira (Camilo) Educação & Vivências Cap. 12 Pág. 82