segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Grupo de Estudos AECX – acompanhe aqui o andamento dos debates

Nesta terça teremos mais um encontro do Grupo de Estudos AECX – Obras básicas. Na semana passada, tivemos mais uma rodada de debates bastante produtivos. No encerramento da primeira parte, mais uma pergunta ficou no ar, feira pela colega Mariana Guimarães (I Ciclo): “Como a pedra evolui?”

E para enriquecermos a discussão, confira a bibliografia sugerida, tendo como introdução a questão n.5, do Livro “O Consolador”(Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier):

- Nos chamados movimentos brownianos (clique aqui e saiba mais sobre isto), bem como nas atrações moleculares, poderemos observar manifestações da espiritualidade?

Resposta de Emmanuel: Nos chamados movimentos brownianos, bem como nas atrações moleculares, ainda não poderemos ver, propriamente, manifestações de espiritualidade, como princípio de inteligência, mas fenômenos rudimentares da vida em suas demonstrações de energia potencial, na evolução da matéria, a caminho dos princípios anímicos* (*pertencente ou relativo a alma, psíquico), sob a bênção de luz da natureza divina.

Logo após, leia os seguintes tópicos na ordem apresentada abaixo:

- A Gênese – Allan KardecCap. I – “Caráter da Revelação Espírita” – pág. 29 – item 16 /
Cap. VI – “A Criação Universal” – pág. 134 – itens 17 e 18 / Cap. VII – “Esboço Geológico da Terra” – pág. 172 – item 18

- O Livro dos Espíritos - Allan Kardec - Cap. IV - "Do Princípío Vital" - questões 60 a 67, mais a 70.


Segunda parte – Relacionamentos afetivos

Na segunda parte, também temos mais uma questão para o debate, formulada por Leandro Vieira (III Ciclo): “Quando em um relacionamento (seja família, amigos ou parceiro(a)), podemos dizer “eu te amo?”

Elucidando a questão, segue a pergunta 322, também de “O Consolador”. Analise a pergunta e leve sua resposta para o Grupo:

- Há uma gradação do amor no seio das manifestações da natureza visível e invisível?


Atenção: Os tópicos que ainda não foram debatidos nas semanas anteriores continuam na pauta dos debates. Fique ligado!