terça-feira, 30 de abril de 2013

IV Ciclo em Pedro Leopoldo.

No último domingo, 28/4, o IV Ciclo foi para estrada. Destino? Pedro Leopoldo. A excursão, organizada pelos coordenadores Gustavo Varela e Marcela Lodron, contou com a ajuda de um guia local, que acompanhou o grupo por lugares onde Chico Xavier viveu e frequentou.


Da praça Francisco Xavier, próximo à prefeitura de Pedro Leopoldo, o grupo seguiu caminhando rumo ao Centro Espírita Luiz Gonzaga, primeira instituição espírita fundada por Chico Xavier na cidade.


Ao lado do Centro Espírita, o grupo conheceu o Memorial do Luiz Gonzaga, repleto de fotos e documentos históricos da época em que o médium mineiro lá frequentava.

Na sequência, a turma do IV ciclo seguiu para o Centro Espírita Meimei, onde estava Eugênio, trabalhador da casa que contou ao grupo da vocação do centro para trabalhos de desobsessão, além do resgate de gravações de psicofonias das reuniões mediúnicas que Chico Xavier participava à época. Dos trabalhos do médium naquele centro, foram escritos dois livros: Instruções Psicofônicas e Vozes do Grande Além.

Ainda pela manhã, o grupo visitou a casa onde Chico viveu. O local, totalmente reformado para atender aos visitantes, preserva objetos simples utilizados por Chico durante sua última encarnação, cuidadosamente guardados no quarto onde dormia.


Continuando o passeio, o IV Ciclo seguiu rumo à Fazenda Modelo, onde Chico trabalhou durante anos como escriturário. Na fazenda, alguns livros foram psicografados pelo médium. Dentre eles, o romance Paulo e Estevão. Chico trabalhou durante 8 meses para concluir o livro, sempre após cumprir sua jornada na fazenda e instruído por Emmanuel, seu espírito mentor e autor da obra.


Depois de uma pausa para um almoço reforçado e um bom bate-papo, o grupo foi ainda conhecer o açude considerado por Chico seu refúgio. Nesse local, Chico Xavier teve um encontro muito especial com Emmanuel, escutando deste Espírito três palavras que seriam a base para seu trabalho na terra: disciplina, disciplina, disciplina.


No ano em que o IV Ciclo se dedica aos estudos de O Livro dos Médiuns, nada melhor do que um passeio entre amigos em um belo dia de sol para conhecer mais de perto o contexto de um médium que foi exemplo de humildade, dedicação e simplicidade.