quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fala, Rapeizi! - Ed.20


Lei do Progresso

Encarar o compromisso de realizar o primeiro estudo não é uma tarefa muito fácil. É preciso um pouco de coragem para aceitar o desafio, enquanto tenta vencer o medo e a insegurança. Parece assustador, não é?! No fundo sabemos que valerá a pena. Não foi diferente comigo.


Dando sequência ao programa do II Ciclo (15 e 16 anos), que estudou as Leis Morais (terceira parte de "O Livro dos Espíritos" – LE), fiquei responsável pelo capítulo VIII, que trata sobre “Da Lei do Progresso”.

O tema, apresentado no dia 06 de novembro de 2010, embora bastante denso, é de fácil compreensão. E como em todo o LE, nossas dúvidas e questões mais inquietantes estão ali, sendo feitas por Kardec.

O capítulo gira em torno do progresso dos espíritos. Desde os seres mais primitivos até os espíritos mais esclarecidos, incluindo os mundos e os meios em que habitam. Os obstáculos e auxílios para o avanço, a diferença entre progresso intelectual e moral, o livre arbítrio e a responsabilidade diante das ações são só alguns dos temas maravilhosamente trabalhados.

Com bastante disciplina e comprometimento, pude absorver uma quantidade ótima de ensinamentos. E foi esse rico aprendizado que me auxiliou na hora de apresentar o estudo. O nervosismo tentou me derrubar, mas não conseguiu. Ao final, extrapolando um pouco no tempo, a sensação de alívio e tarefa bem cumprida!

E uma verdade, agora confirmada por mim: preparar um estudo é a melhor forma de adquirir conhecimento. E como!

As valiosas lições deixadas por Kardec e pela sempre bondosa Joanna de Ângelis não poderiam ficar de fora.

“Momento a momento, ação a ação, esforço a esforço lograrás a meta, se prosseguires sempre, sem pressa, todavia sem desânimo.” (Joanna de Ângelis)

Por fim, deixo a dica: se você tem vontade de realizar um estudo, mas ainda não encontrou coragem, arrisque! A experiência será extremamente gratificante...

2 comments:

Marcus Vinicius disse...

Uma dos pontos marcantes do II Ciclo em 2010 foi a quantidade expressiva de participantes no projeto "De Nós Para Nós Mesmos". Vários jovens contribuiram ao longo do ano com os estudos, seja coordenando uma dinâmica, montando um Powerpoint, realizando esquetes e também, apresentando o tema do dia.

E com Maira não foi diferente. Se preparou pra valer e na hora de estar diante da rapeizi, driblou o nervosismo e mostrou um estudo com tópicos muito bem divididos, mediando ótimos debates na turma.

Registro também os meus parabéns por esse artigo no blog.

Papa.

Renan Dias disse...

Adorei o texto!! um relato muito bem feito!