segunda-feira, 5 de julho de 2010

Futuros Mocidandos visitam a Casa de Etelvina

Fotos: integrantes do Sextão

Em 2009, o sexto período da Evangelização Infantil do Célia Xavier (11 e 12 anos), carinhosamente conhecido como "Sextão", iniciou um projeto em levar seus jovens, futuros integrantes da mocidade, para visitarem as unidades mantidas pela AECX, na região metropolitana de BH.

No ano anterior, eles estiveram presentes no Centro Espírita Nova Luz, que assiste famílias da região de Rosaneves, bairro de Ribeirão das Neves. Já no sábado passado, foi a vez de tomar outra direção: Betim. Chegou o momento da galera conhecer a Casa de Etelvina.

Esquinão do Célia, 7h da matina. O frio e o sono estavam longe
de desanimar essa moçada com disposição de sobra

Chegando em Citrolândia: já dá pra sentir a animação!

03 de julho: festa junina na Casa de Etelvina.
Missão do Sextão: ajudar a organização do evento.

A primeira hora foi reservada para a montagem dos enfeites e cartazes. Tudo estava ficando bem bonito para receber os frequentadores, crianças e adultos residentes na região do bairro Citrolândia.

As paredes começam a ganhar cores...

...e os enfeites dão o tom do arraiá!

Tá chegando a hora da festança.
As placas indicativas informam os nomes das brincadeiras

09h30: os convidados começam a chegar e a meninada observava tudo com o olhar desconfiado, típico do mineiro: "uai, o que vem por aí?". Quadrilha, diversão, cachorro-quente e uma baita canjica estavam na lista de atrações que ninguém queria perder.

Ainda tímidas...

...as crianças começam a entrar no clima!

A pintura especial faz sucesso: todos a caráter!

09h45: Olha o Sextão aí, gente! "Nossa! Mas esses meninos do Célia são animados demais, hein", diz uma companheira de Etelvina. E não é pra menos. O sexto período chega no auditório literalmente puxando a quadrilha, enquanto os presentes ainda acompanhavam sentados o "caminho da roça". Não deu outra: a alegria contagiou o ambiente caipira e aí todos se levantaram para a dança!



10h15: final da quadrilha, mas não da disposição do sexto período. No 2o andar iriam começar as tradicionais brincadeiras: boca do palhaço, pescaria e vira-latas. E dá-lhe Sextão de novo! A moçada engajou nas atividades e auxiliou bem os evangelizadores de lá, muitos deles, membros da mocidade aecx.

Pra variar, o vira-latas foi o "campeão de audiência"

Ah! Claro! Não poderia faltar aquele lanche, né?

11h00: encerra-se a festa junina da Casa de Etelvina. Na saída, o Sextão deixa uma simples lembrança, feita com muito carinho, para as crianças de Citrolândia.


Chegou o momento da despedida! Aquele "cansaço" agradável, após a tarefa, era externado na mais tranquila animação. O espírito de fazer parte de um Trabalho, colocando em prática o que é aprendido no Estudo, já é forte na nova geração que chega. O novo elo de Amizade que se forma, constrói a base sólida de um futuro promissor para a Associação Espírita Célia Xavier.


Veja também a matéria de 2009, "Futuros Mocidandos visitam Nova Luz".

3 comments:

Marcela Lodron disse...

Ótima iniciativa dos evangelizadores do Sextão! Não vejo a hora de ver essa galera na Mocidade! Abraços! Marcela.

Marcus Vinicius disse...

Energia pura, Marcela! Aliás, você os conhece bem, não é? O espírito do Comprometa-se! já é forte nessa galerinha!

Abraços.
Papa.

Samuel Bahia Araújo disse...

E segura o Sextão aí mocidade que eles tão chegando!! A galera é fera..