quinta-feira, 1 de julho de 2010

Encontro Regional 2010

Foi em abril que tudo começou. As primeiras reuniões, as primeiras definições. De uma conversa, surgiu o tema. De outras, os coordenadores e trabalhadores. E assim, de conversa em conversa, de boca em boca, mão em mão e coração em coração, a idéia se propagou e tomou forma.

Pouco mais de dois meses de trabalho e muita coisa a fazer. Semanas de dedicação concentradas num único dia. Assim foi o Encontro Regional, cuja edição 2010 aconteceu no último domingo, 27/06.


As portas do GEFA se abrem. É cedo, mas muitos já estão ali: não há tempo a perder! Os confraternistas não demoram a chegar. Cumprimentos entre os velhos amigos, boas-vindas aos que participam pela primeira vez. Aos poucos todos se organizam no salão e cantam juntos, ao som da comissão de Integração.

Dado o horário, é realizada a abertura oficial do Encontro. Secretaria, Nutrição, Manutenção, Artes, Estudos, Integração e Coordenação Geral. Todos os trabalhadores apresentados e todos a postos. Daí por diante, tudo o que foi preparado vai acontecer.



O primeiro estudo do dia é de Rosana Wardil. Dentro da temática do Encontro Regional, O Cristão no Mundo, a expositora aborda a questão da confiança. Confiar em Deus, confiar em Jesus, confiar em nós e no nosso destino de sermos seres de luz. A confiança é apresentada como pedra fundamental na construção de nosso futuro espiritual.


Pausa para o lanche e, em seguida, novo estudo. Antônio Neto comenta sobre algumas das dificuldades interiores, como a inveja e a ambição, que nos impedem de viver no mundo sem ser do mundo.


É chegada a hora do almoço. No cardápio, strogonoff de legumes, tradicional prato da COMEBH! O almoço é também um momento de confraternização e descontração.


Abrindo a tarde, a comissão de Integração propõe uma técnica acerca da história de alguns importantes cristãos. Depois de se dividirem em grupos e lerem um pouco sobre a vida de cada uma das nove personalidades escolhidas, os confraternistas se reúnem para compartilhar o que estudaram. Paulo de Tarso, Santo Agostinho, Bezerra de Menezes e Chico Xavier são algumas das figuras retratadas. Ao final, a Integração ressalta a importância da ligação de todas as personalidades com Jesus, reafirmando a necessidade de também estabelecermos essa ligação íntima com o Cristo, colocando em prática seus ensinamentos.



Em seguida, após um delicioso lanche, a comissão de Artes, em apresentação teatral, mostra alguns dos conflitos que vivenciamos no dia-a-dia diante da proposta de seguirmos um caminho verdadeiramente cristão. Dos palcos da vida para o palco do GEFA, pequenos dramas humanos são revelados, criando identificação entre público e personagens. O desfecho, entretanto, demonstra que nunca estamos desamparados em nossas dores e como uma sincera mudança de atitude interior pode literalmente mudar nossas vidas. Esperança e trabalho são a mensagem transmitida pela comissão.


É chegada a hora da despedida. O encerramento é realizado com prece, agradecimentos, abraços e aquele gostinho de quero mais. Aos poucos todos deixam o local. As portas do GEFA se fecham. O Encontro Regional 2010 está terminado. Mais uma etapa do trabalho foi cumprida. Outra, porém, está só começando: que venha a COMEBH!

Para ver mais fotos do evento, acesse o álbum de fotos do Encontro Regional 2010.