segunda-feira, 17 de maio de 2010

Nova marca da mocidade aecx


Texto: Thiago Monteiro

Uma marca é, em síntese, uma forma composta por tipografia (letras) e um símbolo que juntos representam uma ideia.

Essa representação sempre intrigou o homem, desde as eras das cavernas, e passou por várias técnicas, desde a pintura e o desenho até a fotografia e o 3D.

É interessante perceber a metáfora envolvida na marca da mocidade. Um quebra-cabeça. Várias peças soltas que, sozinhas, pouco significam. Porém, uma vez organizadas, forma-se o significado. Em outras palavras: individualidades que se juntam, formando um grupo maior, rumo a um ideal.

Muito inteligente o conceito, porém, até o momento, não falamos como iremos transformar a ideia em alguma forma. Fato: a forma deve adequar-se ao conteúdo, à ideia, ao conceito ou à mensagem.

Se pensarmos um pouco, perceberemos que existem várias palavras ou frases presentes no cotidiano da mocidade aecx, tais como compromisso, trabalho, responsabilidade, energia, amizade, integração ou “a mocidade é o que a gente faz dela”. Essas ideias acrescem o conceito de significados, nos norteando.

As artes manuais em geral sempre trazem intrínseca em si mesma o conceptum de único e pessoal, que podem ser facilmente relacionadas à frase citada a pouco “a mocidade é o que a gente faz dela”. Se somos nós os artistas ou os autores da mocidade, essa é, por excelência, nossa obra.

Sob esse viés, a revitalização da marca não altera a sua mensagem original – que somos parte da AECX – mas a amplia, quando a coloca como obra da mocidade, representada pelo quebra-cabeça construído de traços feitos à mão.

1 comments:

Marcus Vinicius disse...

Essa matéria de hoje entrou para o meu ranking das que mais gosto no blog.

Parabéns ao Thiago pela revitalização do logotipo e por esse texto tão bonito.

Abraços.
Papa.