sexta-feira, 16 de abril de 2010

Arte Espírita e Cinema

"Quando dizemos que a Arte Espírita será um dia uma arte nova, queremos dizer que as idéias e as crenças espíritas darão às produções do gênio um cunho particular, como ocorreu com as idéias e crenças cristãs." (Revista Espírita, 1860 – Allan Kardec)

As produções de Arte Espírita alcançam resultados belíssimos e extremamente benéficos, que podem ser comprovados por pessoas que já tiveram a chance de assistir a uma peça teatral da Cia. Espírita Laboro, que estiveram presentes em um show do grupo Meu Cantar ou da dupla Tim e Vanessa ou então que já acompanharam as apresentações das Comissões de Artes nos eventos espíritas realizados na cidade, como a COMEBH e o Encontros.

Recentemente, a exposição Cândido Chico, do artista plástico Adriano Alves, apresentou ótimos trabalhos de pintura.

 
Um dos oito quadros pertencentes à exposição Cândido Chico,
que atualmente pode ser vista na sede da União Espírita Mineira.

Se, por um lado, temos visto filmes de amplitude nacional retratando aspectos da vida de importantes personalidades da seara espírita brasileira, a exemplo dos filmes sobre Bezerra de Menezes e Chico Xavier, por outro o cinema também está sendo incorporado à Arte Espírita bem próximo a nós.

Na última COMEBH, a Comissão de Artes da regional centro-sul dedicou uma de suas apresentações àquela que é conhecia como a Sétima Arte. Os integrantes da comissão produziram um curta-metragem entrelaçando quatro histórias relacionadas ao tema do encontro: o Evangelho de Jesus na vida do Espírito.

O curta está disponível no YouTube e pode ser acessado através dos links abaixo:
Em Belo Horizonte, vem acontecendo o curso de Cinema Espírita, que começou em outubro de 2009 e terminará em junho de 2010. O curso tem abordado vários aspectos da produção cinematográfica, como a História do Cinema, Maquiagem, Técnicas de Gravação de Áudio, Roteirização e Edição, contando com presença de professores renomados no cenário mineiro de produção cinematográfica e de animados alunos. O relato detalhado de cada dia de aula, bem como a proposta do curso, relacionada ao Espiritismo, podem ser lidos no blog Cinema Espírita (clique aqui para acessar).

1 comments:

Leandro disse...

À exemplo do FEARTE os cinemas estão enriquecendo mais a cada nova proposta e mostrando que os atores e as produções podem sim serem de primeira!