quinta-feira, 22 de abril de 2010

Boa Nova

Texto: Ana Flávia Vale
           Eric Vinícius

Durante o mês de março aconteceu no IV ciclo mais um “De nós para nós mesmos”. Foram quatro estudos sobre o livro Boa Nova, de Humberto de Campos e Chico Xavier, trazidos pelos próprios integrantes do ciclo.


No primeiro estudo, os jovens fizeram uma breve apresentação do livro e abordaram como tema central Jesus, contextualizando o período em que Ele esteve na Terra, apresentando-o como co-criador e governador do nosso planeta e ilustrando sua figura de mestre, amigo e irmão.

Dando sequência, o segundo estudo veio com o tema “Os Discípulos”, expondo-os como pessoas “comuns”, com suas imperfeições e potencialidades, escolhidas por Jesus e que se dispuseram a vivenciar a Boa Nova, apoiando-se uns nos outros enquanto grupo. Ao final, foram propostas algumas reflexões buscando semelhanças entre o grupo dos discípulos e a mocidade.

Já o terceiro estudo foi realizado de maneira bastante interativa. Quatro histórias relatadas no livro ("Bom Ânimo", "Joana de Cusa", "Perdão" e "Maria de Magdala") foram adaptadas e contadas de forma que, enquanto a história era narrada, jovens eram escolhidos para representar os personagens, interpretando seus trejeitos e as falas projetadas no telão. O objetivo era exemplificar como a compreensão da Boa Nova provocou uma mudança de comportamento nos seguidores de Jesus.

Para finalizar, o último estudo veio com o título “A Boa Nova em mim”. Depois de relembrarem os estudos anteriores, os jovens refletiram sobre a auto responsabilização na edificação do Reino de Deus, proposta por Jesus. Foi questionado a eles o porquê de quererem se modificar e expostos alguns mecanismos que auxiliam na efetivação dessa transformação: prece; livros/textos e músicas de cunho edificante; locais; conversas sadias; e o tríplice aspecto proposto pela mocidade como meta – estudo, trabalho e amizade. A apresentação foi finalizada com a leitura do prefácio do Evangelho Segundo o Espiritismo, convidando todos para estarem sempre com o Cristo, e para se assumirem como centelhas divinas.

Faz-se, assim, um outro convite para todos: o de leitura do livro Boa Nova, que, sem dúvidas, acrescenta muito em quem o lê!

E está previsto para, em agosto, os jovens do IV ciclo estudarem o livro Os Mensageiros, de André Luiz e Chico Xavier. Desde já, com os bons frutos do estudo do Boa Nova, fica a proposta para que a moçada se engaje nos estudos futuros. Vale muito a pena!!

2 comments:

Marcus Vinicius disse...

Achei excelente esta matéria, pois descreveu bem a série de estudos, servindo de inspiração a outros jovens (e evangelizadores/coordenadores) a montar trabalhos semelhantes com esta ou outras obras.

Obs: parabéns para a Equipe Blog pelo recurso "leia mais". Dá a liberdade ao leitor em ver apenas um resumo do texto ou conhecer toda a reportagem. Dez!

Abraços.
Papa.

Leandro Augusto disse...

Estudos 10
Materia 10
Leia mais 10
Equipe do blog 10
Deus é 10 tb...!