terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mocidade: uma nova fase

No último sábado, dia 28/11, os futuros mocidandos do Sexto Período da Evangelização, conhecido como Sextão, contaram com a presença de integrantes da Mocidade, organizados para apresentar a Mocidade AECX aos jovens de 11 e 12 anos.

Em 2009 o Sextão desenvolveu e participou de tarefas que guardam relação com aquelas realizadas pela Mocidade, como a ajuda na montagem da Festa Junina AECX e o “De nós para nós mesmos”, série de estudos preparados pelos próprios jovens (clique no cartaz abaixo para ampliá-lo e conferir os detalhes).


No próximo ano muitos dos integrantes do Sexto Período irão para o I Ciclo, tendo a Mocidade como uma nova fase de atividades e vivências.

No universo de temas que compõem a Mocidade, Marcus Papa (coordenador do III Ciclo e também um dos coordenadores do Sextão) iniciou a apresentação explicando o funcionamento da Mocidade e reforçou a importância de se continuar o estudo do Espiritismo.


Em seguida, Leandro Cosme (IV Ciclo) apresentou a tarefa da Campanha do Quilo, destacando-a como uma opção de trabalho com Jesus. A tarefa já conta com a importante participação de membros do Sextão.


Marcela Lodron (coordenadora do II Ciclo) e Samuel Bahia (III Ciclo) falaram sobre a importância da Mocidade na vida do jovem como lugar para a construção de amizades sinceras e de orientação e esclarecimento. Marcela também falou brevemente sobre 2010 ser ano de Interativas e o que é este evento, que sempre conta com a presença do Sextão.


Flávio Gonçalves (IV Ciclo) comentou a respeito das diversas atividades das quais os jovens da Mocidade participam e que representam grande oportunidade de integração, como a Oficina da Mocidade e a COMEBH. Comentou ainda, especificamente, sobre o Blog Mocidade AECX, que em 2010 terá cara nova.


Por fim, todos assistiram a um trecho de uma entrevista de Chico Xavier, datada de 1968, na qual Chico fala sobre a juventude.


Esse encontro, apesar de breve para tratar de tantos assuntos, representou importante momento na construção de uma ponte entre a Mocidade e o Sextão. Conhecendo melhor as tarefas e as pessoas que fazem parte da Mocidade, os jovens do Sexto Período podem ter uma idéia mais clara do que esperar dessa nova fase de suas vidas na AECX.

4 comments:

Marcela Lodron Alvim disse...

Passo aqui para dizer que foi uma ótima oportunidade a conversa que tivemos com o "sextão" e que é muito importante esta integração entre mocidade e evangelização! Abraços, Marcela Lodron.

Renan Dias disse...

sextão no blog

pamela disse...

A matéria está linda... Assim como a idéia do estudo para os meninos, a presença dos jovens da mocidade e a importância que tudo isso tem e terá na vida deles, os futuros mocidandos, que farão grande diferença ano que vem com sua bagagem de estudo e o mais importante: a vontade de aprender.

Parabéns aos coordenadores do "Sextão =]" pela iniciativa e aos mocidandos pela alegria e carinho acolhedor.

Ano que vem será um ano muito feliz para a mocidade!
Beijos,
Pam (Mocidade AECX - 4° ciclo).

Marcus Vinicius disse...

A Lei do Progresso é inevitável. A parceria entre Evangelização e Mocidade é a base para o futuro seguro da casa espírita, e do próprio movimento em si.

Galerinha f-e-r-o-z essa que tá subindo aí! Interessados e autênticos, eles se destacam pelo respeito racional e crítico aos estudos sobre o Espiritismo. Nota dez.

Abraços.
Papa.