terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Mocidade faz, a Oficina acontece!

Espíritas! Amai-vos e instruí-vos.

Com esse tema em mente, os jovens das Mocidades da Casa de Célia, Nova Luz e Casa de Etelvina tiveram a oportunidade de se integrar, estudar, cantar e divertir-se, durante a realização da Oficina das Mocidades neste último fim de semana.




O evento foi aberto no sábado com uma técnica da comissão de Integração. Os participantes, dividos em quatro grupos, tinham que criar uma vinheta a partir de músicas espíritas pré-definidas, ilustrando momentos diferentes do encontro, como estudo, almoço, hora de dormir, etc. Ao final, todos elegeram a melhor vinheta montada, a qual foi usada pela comissão de Integração.



Depois dos recados de abertura, a palavra foi passada ao expositor Ronaldo Jung, que abordou o tema "Descobrindo nossos objetivos". O estudo, realizado no auditório do LEE, envolveu todos os participantes da Oficina.

Após um pequeno intervalo para o lanche, os jovens se dirigiram a duas salas diferentes, conforme divisão prévia, para o segundo estudo do dia. As expositoras Bete Dutra e Lívia Montenari falaram a respeito do tema "Amai-vos e instruí-vos".



Logo depois, nova divisão em grupos, dessa vez para a Técnica da Oficina. O objetivo da técnica era contar a Saga de Juvenal, narrada em seis partes. Cada grupo recebeu um pedaço da história e deveria construir uma apresentação para os demais grupos, que seria realizada no dia seguinte. Para deixar as coisas ainda mais interessantes, os grupos precisavam seguir um requisito de estilo, variando de Novela Mexicana a Musical.


Terminado o "primeiro tempo" da Técnica, no qual os grupos puderam ler o texto e discutir as idéias iniciais da apresentação, todos desceram ao pátio central para o jantar, saboreando um delicioso strogonoff de legumes!


O momento seguinte foi voltado para a reflexão. Os participantes inscreveram-se em grupos de discussão, a partir da escolha do tema que tinham interesse em debater: "Adoção", "Drogas", "Pirataria", "Carreira, ambição e vida pessoal", "(In)tolerância" e "Minha roupa diz quem sou?". Em cada grupo, o tema debatido foi abordado a partir do ponto de vista dos fatos do cotidiano e das experiências pessoais. Ao final, recordaram a importância de pensarmos nesses fatos também como espíritas, pontuando as questões: "E daí? E eu que sou espírita? O que tenho a ver com isso? Qual a minha opinião e minha postura diante do que foi conversado?"

Após o lanche, hora de dormir! Realizados os preparativos e a leitura de culto, nada melhor que uma boa noite de sono para repor as energias!


Confira mais fotos da Oficina no álbum da Mocidade AECX, clicando aqui (para salvar as fotos do álbum em tamanho maior, clique na foto e, então, use o menu "Fazer download", no canto superior esquerdo) .

Amanhã, a cobertura do segundo dia de Oficina!

1 comments:

Tati Volpe disse...

Parabens a todos que se dedicaram ao evento.
Bjos