quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Domingo é dia de Oficina!

No segundo dia de Oficina, era clara a perspectiva de trabalho e estudo que seria apresentada aos jovens. Os estudos e as atividades já estavam despertando profundas reflexões.



Depois da abertura, os confraternistas se dividiram em dois grupos. Um dos grupos assistiria ao estudo de Gabriela Araújo e outro, de Constantino Papazoglu, ambos com o tema "Metaestudo: uma reflexão sobre o estudo". O estudo teve como guia vários questionamentos como: "o que é o estudo?", "quais são as formas de estudo?", propondo uma reflexão sobre a importância do estudo da Doutrina Espírita e alertando para o fato de que ele não consiste somente em leitura diária, mas também em grupos de estudo, tarefas, realização de estudos, participação em palestras, culto no lar, leitura de jornais e revistas e outras formas.



A pequena pausa para o lanche foi seguida do estudo de Rosana Wardil, que abordou o tema "O estudo como ferramenta de elevação espiritual". Com seu carinho e alegria, Rosana propôs um momento de estudo bastante diferente. Participando ativamente das reflexões, os jovens, orientados pela expositora, "encenaram" as atividades que ocorrem dentro de cada um no momento em que novos conhecimentos são adquiridos. Elementos como Vontade, Razão, Memória e Idéias foram personificados e representados pelos jovens, que puderam perceber como trabalham nossa mente e nosso Espírito diante dos aprendizados, os questionamentos feitos pela Consciência Pura já desperta, a insistência de persistir nos erros antigos, estimulados pela Memória ainda não renovada. Tudo isso foi abordado com foco especial nos conhecimentos espíritas.



Depois de uma deliciosa macarronada preparada pela Comissão de Nutrição, iniciaram-se as apresentações dos grupos sobre a Saga de Juvenal, que foi apresentada seguindo os seguintes gêneros: Novela Mexicana, Faroeste, Caipira, Telejornal, Musical e Dublagem.




Assista trechos da Saga de Juvenal no vídeo abaixo:


Para não perder esse clima de arte que tinha se instaurado no encontro após as apresentações, todos se dirigiram ao auditório para assistir à Comissão de Artes com a peça "A pianista". A peça contava a história de uma jovem que ficava em casa todo o tempo, estudando e treinando piano. Com a ajuda de sua vizinha, a jovem pianista descobriu a importância da amizade e de amar os outros, emocionando grande parte dos confraternistas.



Assim foi encerrada a Oficina das Mocidades, com um formato diferente das edições anteriores, deixando um "gostinho de quero mais". No final do dia, era nítido o clima de harmonia e uma sensação indescritível para todos que estiveram nesse encontro.


O logotipo do encontro foi elaborado de acordo com o tema central, que foi "Espíritas! Amai-vos e instruí-vos". Assim, o desenho que representa essa frase, retirada do Evangelho Segundo o Espiritismo, é um pássaro. O pássaro possui duas asas, que correspondem às "asas" que conduzirão o espírito humano à presença de Deus: a asa do Amor e a asa da Sabedoria. (Obs: essa informação está contida no livro Pensamento e Vida, ditado pelo espírito Emmanuel ao médium Chico Xavier.)


Fique atento às atualizações do blog. Em breve, mais informações sobre a Oficina!