segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mocidade AECX: aprendendo com o passado, construindo o presente, semeando o futuro


A série especial sobre os 40 anos da Mocidade AECX chega aos tempos atuais, aos dias de hoje, dias em que a história é continuamente escrita e vivenciada por nós.

Ao longo de 4 décadas, foram vários os instantes de estudos, convivência, alegria e muito trabalho. Todos esses instantes contribuíram para o crescimento de cada um e também do grupo de Mocidade, auxiliando a superar obstáculos e a aprender com os passos dados no caminho.

Cientes de que a verdadeira vida é a vida espiritual, sigamos obrando incessantemente, plantando hoje o que colheremos amanhã.

Para encerrar nossa retrospectiva histórica, publicamos a seguir as mensagens enviadas pelos atuais coordenadores da Mocidade AECX:


I Ciclo

Ana Felicetti: "Queridos amigos, vocês não têm noção do tanto que foi especial participar da Mocidade do Célia, quando eu tinha a idade de vocês!!!!! E como gosto demais de cada um, em especial... permitam-me dizer: escrevam suas histórias com muita vivência espírita, autoconhecimento, estabeleçam grandes objetivos de vida, enfrentem seus medos e desafiem os seus defeitos, todos os dias. Sejam caridosos, amem indistintamente. E podem contar comigo nos próximos 40 anos. (pelo menos em espírito eu garanto!!!!!!)."

Constantino Papazoglu: "Espero que os nossos jovens que estiveram no encontro (e os que não estiveram também), possam refletir melhor na importância do trabalho como elemento formador do nosso caráter, além de propiciar encontros que se tornarão amizades sólidas e duradouras. E que, juntos em 2009, possamos construir uma Mocidade cada vez mais atuante e gostosa de participar."


(Francisco Cândido Xavier)

A retrospectiva histórica dos 40 anos da Mocidade AECX chega ao fim, mas a comemoração deste ano especial continua! Fique ligado no blog para acompanhar as novidades (e surpresas!) que estão por vir, ainda nesta semana!


Gustavo Varela: "A história foi gentil conosco. Permitiu-nos desfrutar de uma Mocidade já em maior idade, no amadurecimento dos seus 40 anos. A família é grande e especial: rimos - quando temos motivo e quando podemos rir; discutimos, aprendemos e estudamos - nos respeitamos. Um mundo de provas e expiações é mais bem vivido à luz de nossa gostosa união sob os princípios do Evangelho de Cristo. Por isso, obremos! O tempo parece não suportar mais esperar que divulguemos a todo o mundo o quão bom é fazer parte de uma família universal. Onde houver tristeza, que a Mocidade leve alegria. Onde houver ódio, que a Mocidade leve o amor; onde houver ofensa, que a Mocidade leve o perdão; onde houver discórdia, que a Mocidade leve a união. Ó Mestre! Fazei dos próximos 40 anos de Mocidade, anos tão especiais quanto os primeiros. Desejo-nos muito Espiritismo para a perpétua caminhada!"

II Ciclo

Felipe Lessa: "Caríssimos Jovens amigos: Na minha sui generis arrogância e prepotência, tentarei dizer um recadinho meio misturando e parafraseando Jesus e o Espirito da Verdade "Amai-vos e intrui-vos uns aos outros como Jesus (e de tabela EU) vos amou e instruiu. Abraços do Lessa."




Marcela Lodron: "O que eu poderia dizer aos jovens da Mocidade AECX? Bem...o primeiro sentimento que vem direto do coração é gratidão, pois trabalhar com os jovens na seara de Jesus é aprender a cada dia a beleza da alegria, da amizade, da renovação e da transformação íntima! Esta Mocidade fez toda a diferença em minha vida, desde o dia em que nela cheguei! E agradeço a Deus a oportunidade de continuar a colaborar com este trabalho tão bonito! Então, queridos jovens, aproveitem ao máximo esta Mocidade, cujas lições e experiências servirão para a vida toda!"

Sarah Papazoglu: "Olá para todos! Eu espero que o espírito de alegria, de disposição para o estudo e de compromisso com o trabalho, presentes nas mãos e nos corações de muitos jovens de outrora, que fizeram com que, este ano, pudéssemos comemorar os 40 anos de nossa querida mocidade, continue nas mãos e nos corações de vocês, jovens de agora, para que a história continue a ser escrita sob as mesmas bases de amor e dedicação, buscando sempre nos ensinamentos de Jesus - o melhor caminho a ser seguido e, no seu amor - a forma adequada para agirmos! Abraço apertado!"

III Ciclo

Alcione Machado: "Valeu e vale, cada instante, cada encontro, escolha e renúncia, para se estar junto, conviver e aprender. Em épocas de campanha... 'Grãozinho'."






Fernando Caixeta: "Parabéns a todos os jovens que, nesses 40 de Mocidade criaram um ambiente de trabalho, aprendizado, formação de caráter e convivência sadia! A Mocidade é fruto do trabalho de todos e, em cada um, deixa uma marca única e gostosa, além de vários amigos verdadeiros! Vamos em frente!"




Marcus Papa: "Bom. Fazer parte dos 40 anos da Mocidade AECX, seja como ‘aprendiz mocidando’ ou ‘aprendiz coordenador’, foi e é uma grande alegria. A cada final de semana, mais incentivo recebo em desempenhar melhor a responsabilidade que me foi designada, caminhando junto aos jovens na teoria e prática da Doutrina. As amizades formadas no Célia são de fundamental importância, assim como estudar a obra codificada por Kardec, nos fortalecendo frente aos desafios do dia-a-dia, seja em família, escola, faculdade ou entre os companheiros de ideal. Continuar o resgate do Cristianismo puro com a fé raciocinada, sem lendas astrológicas e misticismos desnecessários, é uma das importantes missões da atual juventude espírita. Nossa rapeizi possui um potencial de trabalho “feroz” que ainda pode (e deve) aumentar, sobretudo ao transmitir conhecimentos para as gerações que estão chegando, promovendo o discernimento do que é soberanamente justo e bom. Sigamos com a nossa programação, afinal, “trabalho traz alegria”. E não percamos tempo! À Mocidade, o meu muito obrigado."

IV Ciclo

Alex Machado: "Rapeizi, a tarefa é sempre maior que o tarefeiro, por isso celebramos os 40 anos da Mocidade AECX nessa data, com a convicção de que muitos outros virão. Mãos à obra, ao trabalho! Grande abraço a todos!!!"





Cristiane Bahia: "Temos falado tanto sobre o trabalho e há um tipo que não pode ser esquecido: é o da reforma íntima. Essa não é uma tarefa para ser realizada apenas uma vez na semana, mas a cada minuto de nossas existências. Deixemos a alegria responsável nos contagiar, as brincadeiras lúcidas nos divertirem, as amizades sinceras nos alcançarem e nossos corações abertos para amar. Amar o próximo mais próximo, que somos nós mesmos; amar o amigo, estando com ele ombro a ombro; amar tudo aquilo que fazemos (e que nos dediquemos, desinteressadamente); amar o dia, a noite, o sol, a chuva, os momentos alegres e os menos felizes também. Temos tudo de que precisamos e na medida certa para o nosso avanço moral. O que nos falta, então? Sorrir intimamente na tristeza; sermos candeias a iluminar; sermos gratos a Deus por nos dar amigos do Bem, com quem nossa vida compartilhar. Quanto ao outro tipo de trabalho, esforcemo-nos por realizá-lo, aproveitando da melhor forma o nosso tempo, esse grande amigo! Obrigada a cada jovem do caminho meu! Abraço carinhoso!"

Zé Roberto Pimentel:

GRATIDÃO PELOS AMIGOS

Agradeço, meu Deus,

Em minha prece enternecida,
As almas boas que me deste à vida,
No campo da afeição!...
Agradeço os amigos que me emprestas,
Que me toleram falhas e defeitos,
E equilibram-me os passos imperfeitos,
Dando-me paz e luz ao coração.

[...]

Por toda a santa generosidade
Da estima doce e pura
De quantos me recebem sem censura,
Ternos amigos meus!...
Eis-me ao sol da oração,
Para dizer-te, oh! Pai do Infinito Universo,
Na singela pobreza do meu verso,
Obrigado, meu Deus!...

(Trecho do poema de Maria Dolores, extraído do livro "Antologia da Espiritualidade" - psicografia de Chico Xavier)

1 comments:

Hugão disse...

Mocidade do Célia, mocidade do meu coração...
Fiquei extasiado quando vi esse novo blog (pelo menos para mim é novo!)...
Lembrei-me do minha iniciação na doutrina!

1o. Ciclo - Rose Simões e Ana Maria

e tempos mais tarde...

2o. Ciclo - Constantino e Gabi...

Só sei que quando eu vi o Zé, aí sim vieram lembranças extraordinárias em minha mente...
Sítio, olimpíadas, futebol "fraterno" (sempre tinha uma briguinha! hehehe), entre outras coisas...

Parabéns pelo compromentimento de todos vocês...

Sucesso, muitas realizações e um grande...

Muito Obrigado

Hugão