segunda-feira, 27 de março de 2006

Dez Mandamentos abrem estudos no I Ciclo sobre as Revelações

Após o término das “25 Mais do Espiritismo”, o I Ciclo da Mocidade AECX começa sua nova fase de estudos: “As Revelações”. Em específico, serão estudadas as três mais conhecidas que são: Moisés, Jesus e, finalmente, o Espiritismo.

No sábado que passou, foi exibido o filme “Os Dez Mandamentos”, clássico do cinema feito em 1956 tendo o ator Charlton Heston no papel de Moisés. A obra apresenta fatos marcantes da época sendo alguns presentes e relatados na Bíblia e outros fictícios.

Segundo os livros escritos pelo próprio Moisés, que também são os primeiros “capítulos” da Bíblia (Velho Testamento), ele teria nascido filho de escravos hebreus que viviam sobre o domínio do império dos Faraós (segundo relatos históricos [fonte: Wikipédia], nesse tempo se passou em aproximadamente 1250 anos antes de Cristo). Na ocasião, o rei do Egito, temendo o crescimento do “povo de Israel” ordena que todo os primeiros filhos homens deveriam ser mortos.


A mãe de Moisés, temendo o triste fim para seu recém-nascido, lança-o ao rio em um cesta, para salvá-lo. Algum tempo depois, flutuando pelas águas, o bebê é encontrado pela filha do Faraó, que o criou como um filho.
A partir daí, a Bíblia omite alguns anos da história de Moisés, não havendo nenhuma citação de como teria sido sua adolescência e início da idade adulta, como é mostrado no filme, em que Moisés se torna o filho preferido do Faraó pelas suas conquistas em favor do Egito como terras e tesouros, ou seja, não há comprovação histórica desta parte. (foto acima).

Voltando ao contexto bíblico, sabe-se então que, ao tirar a vida de um egípcio que feria um homem hebreu (e neste caso a Bíblia, implicitamente, já admite que Moisés sabia de sua origem escrava), ele escapa da ira do Faraó fugindo para uma terra isolada no deserto chamada Mídia, onde se casou e teve um filho.

E nessa ocasião que Moisés (segundo ele) tem seu primeiro contato com Deus, que orienta-o a retonar ao Egito e libertar os escravos, mostrando o “poder” divino através de pragas que assolaram a população egípcia, como se acreditou na época.
Conseguindo a libertação, Moisés conduz o povo, agora liberto, por 40 anos vagando pelo deserto. Uma das mais famosas passagens é quando os soldados do Faraó, perseguindo os hebreus, encurralam os mesmo frente ao mar Vermelho, onde Moisés, com seu cajado e conclamando novamente o “poder” de Deus, abre as águas do oceano para a travessia de seus fiéis seguidores. Assim que os egípcios adentram o mar, ele se fecha destruindo todo o exército
Posteriormente, Moisés sobe ao Monte Sinai e recebe os “Dez Mandamentos” ditados por Deus e, baseado neles, desenvolve leis morais e as leis dos homens que foram a base daquela sociedade naquele tempo, período em que se acreditava bastante nos “castigos” de Deus. Mas este será o tema deste sábado, dia 01/04, no I Ciclo. Na próxima semana, você terá a continuação do tema aqui no Blog e porque de Moisés ser considerado uma “Revelação”.

2 comments:

Anônimo disse...

noooooossa! blog de cara nova!!! que bunitão!!! como sempre vc esta de parabéns estrelinho!!! bjocas à tds os visitantes!

Anônimo disse...

Pois é Estrelinha... Como a nossa Mocidade tá cada vez mais chique, digamos que o Blog quis acompanhar o nível da galera. Abraço e obrigado.