A data de 31 de março de 1869 representa um marco no Espiritismo. Nesse dia desencarnou em Paris, na França, Allan Kardec, responsável pela Codificação da Doutrina e por todos os incentivos de se estudá-la ao longo dos tempos até o presente momento.
Antes de publicar suas obras básicas como “O Livro dos Espíritos” e “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Kardec foi autor de livros variados no meio escolar e acadêmico francês. Ele atuou como professor de diversas disciplinas (o que era comum à época), entre elas, Matemática e Física, só que ainda usando seu nome verdadeiro: Hippolyte Leon Denizard Rivail. Umas de suas obras foi intitulada “Curso prático e teórico de aritmética” (Você já imaginou lendo um livro de Matemática escrito por Kardec?)
Desta feita, a criação do pseudônimo, evitando confundir o escritor de livros espíritas com o autor de edições didáticas. Além de sua língua pátria, Kardec falava fluentemente inglês, alemão, italiano, espanhol e tinha conhecimentos no idioma holandês.
Ao sábio professor, registramos nossa homenagem.
Matéria sugerida por Alex Machado (IV Ciclo)
1 comments:
Um dos meus sonhos de consumo é encontrar esse livro de Matemática escrito pelo Kardec (sem querer ser repetitivo, mas o cara era feroz! Até holandês ele falava...)
Postar um comentário