quinta-feira, 23 de março de 2006
Seqüência das 25 Mais do Espiritismo chega ao fim
Neste último sábado, na reunião do I Ciclo, chegou ao fim a seqüência de estudos das 25 Mais do Espiritismo. Elaboradas inicialmente para os calouros da Mocidade AECX, o tema que debateu as questões mais freqüentes feita pelos leigos e curiosos da Doutrina, também se estendeu aos II e III Ciclos, em formatos diferenciados para cada período.
No I Ciclo, as “25 Mais” estiveram presentes durante três sábados e serviram como base para apontar quais os temas que serão mais trabalhados com o publico de 13 e 14 anos da Mocidade. “Fiquei muito feliz com o interesse dos jovens, rendendo ótimos debates principalmente no segundo sábado de estudos”, afirma a coordenadora Sarah Papazoglu.
Antes do término da série, a integrante Bárbara Berg não escondeu: “dei uma espiadinha no site da FEB, mas acabei não lendo pra não perder a graça”, nos conta Bárbara. A outra coordenadora do I Ciclo, Ana Felicetti, ressaltou a maturidade do grupo: “fiquei impressionada com o aprofundamento de determinados temas já no I Ciclo”, completa Ana.
Como já veiculado aqui no Blog, “As 25 Mais do Espiritismo” foram baseadas na seção “questões freqüentes” do site da Federação Espírita Brasileira (www.febnet.org.br). Confira agora os tópicos estudados com texto adaptado pela Associação Espírita Célia Xavier:
1 - O que é o Espiritismo?
“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”. - Allan Kardec. É o conjunto de princípios e leis, revelados por Espíritos Superiores, e relatados nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. O objetivo é fazer com que o homem saiba de onde vem, para onde vai e por que está na Terra.
2 - Quantos adeptos do Espiritismo há no Brasil?
De acordo com o Censo IBGE 2000 (oficialmente o último realizado), há 2,3 milhões de espíritas no Brasil.
3 - Quantos Centros Espíritas existem no Brasil?
Cadastrados junto à Federação Espírita Brasileira há 10 mil Centros Espíritas.
4 - O que são os Espíritos?Os Espíritos são os seres inteligentes da criação.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade. Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
5 - O que é reencarnação?
É a existência em um novo corpo ou até mesmo, em um novo mundo. Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu aprimoramento. O objetivo da reencarnação é a evolução.
6 - Onde vivem e o que fazem os Espíritos desencarnados?
Além do mundo corporal, onde habitam os Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados. Eles estudam, trabalham e desenvolvem diversas atividades no mundo espiritual.
7 - O que o Espiritismo informa sobre Jesus?
Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.
8 - O Espiritismo tem, entre seus princípios, a existência de vida em outros mundos?
Sim. A Doutrina Espírita esclarece que no Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
9 - Os Espíritos sabem todas as coisas?
Os Espíritos são as almas dos homens que já perderam o corpo físico. A exemplo do que observamos na Humanidade encarnada, o conhecimento que eles têm é correspondente ao seu grau de adiantamento moral e intelectual. A morte é uma passagem para a vida espiritual e não dá valores morais ou de inteligência a quem não os tem.
10 – Animais possuem alma?
É também uma alma, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente a distância evolutiva entre a alma do homem e Deus.
11 - Os Espíritos podem reencarnar em corpos de animais?
Não. Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.
12 - Espiritismo é o mesmo que Umbanda ou Candomblé?
Não. O Espiritismo é uma doutrina que surgiu na França, em 1857. Seu fundador foi Allan Kardec. O Candomblé e a Umbanda são doutrinas espiritualistas de origem africana.
13 – Existem linhas ou facções do Espiritismo, como o “Kardecismo” ou “Espiritismo de mesa branca?”
Não. O Espiritismo é único, baseado sim na literatura de Kardec. Portando a denominação correta para o espírita é apenas “espírita”, não sendo necessário especificações.
14 - Todos os Espíritos são iguais?
Não. Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
15 - Somente pelo Espiritismo se pode ter contato com os Espíritos?
Não. As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro.
16 – O Espiritismo acredita em demônios, no sentido popular que se dá a esta palavra?
Não. Se para nós Deus é soberanamente justo e bom como poderia ter criado seres destinados eternamente ao mal e a permanecerem eternamente neste estado? Como tudo que existe no universo é obra de Deus seria inconcebível imaginar tais seres serem obra do Criador.
É importante não confundir espíritos inferiores com “demônios”. Todos os espíritos, independente do estado em que se encontrem, tem, através do livre-arbítrio, a condição de evoluírem. E, também, não há como uma alma regredir em sua missão, qualquer que seja o mundo que habite. Portanto, não é admissível que um espírito “que já foi bom” se volte para o mal.
17 - O que é lei de causa e efeito?
É uma lei criada por Deus e que dispõe ao homem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações. O que fazemos de mal e de bem retornará para nós nessa mesma vida ou em existência posteriores. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
18 - O que é a prece, de acordo com o Espiritismo?
A prece é um ato de conversar com Deus. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.
19 - Nas instituições espíritas há algum tipo de pagamento?
Não. Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”.
20 - O que é mediunidade?
A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem. Mas atenção: prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã. Portanto, em hipótese alguma o médium poderá cobrar dinheiro, exigir ou aceitar qualquer forma de recompensa (presentes, dádivas, agrados, etc.) por suas atividades mediúnicas.
21 – Todas as pessoas são médiuns?
Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos espíritos é, por de fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Pode-se, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns.
22 - O Espiritismo revela algo novo?
Sim. O Espiritismo revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
23 - O Espiritismo tem rituais ou sacerdotes?
Não. A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade. O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
24 - Existem campanhas para que as pessoas se tornem Espíritas?
Não. O Espiritismo não impõe jamais os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.
25 - Como o Espiritismo se relaciona com as demais religiões?
O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comments:
arrasou as 25 mais
amei!!
Postar um comentário