domingo, 31 de maio de 2020

BBB Espírita? Conheça esse reality show de quarentena!

Por Kaique

Em tempos de quarentena, encontrar uma maneira divertida de ocupar o tempo e estudar a doutrina foi um questionamento que surgiu. Muitos grupos de pessoas, por causa do sucesso do Big Brother Brasil 20, estavam criando seus próprios “BBBs” pelo WhatsApp. E foi isso que aconteceu em um grupo de jovens da COMEBH Centro-Sul.

Os jovens se reuniram em um grupo, em que apenas os participantes eram administradores e tinham permissão para falar, e foi por lá que ocorreu o “BBB Espírita”. As rodadas do jogo tinham a duração de três dias e contaram com 21 participantes


Em cada rodada, os participantes tinham que responder a um quiz, uma paródia da Prova do Líder que ficou conhecida como Prova do Mentor. O vencedor ou os vencedores da prova tinham imunidade na rodada e indicavam outro jogador para a “Berlinda do Umbral”, a paródia do Paredão do BBB. Tinham também as Provas do Espírito Protetor, paródia da prova do anjo. Os participantes faziam um jogo ao vivo sobre alguma temática espírita e o vencedor ganhava o direito de imunizar alguém e impedir que essa pessoa fosse indicada para a Berlinda.

(exemplo de uma das Provas do Mentor que ocorreram durante o jogo)

Tiveram também os Big Fones, que ocorriam para movimentar o jogo, e claro, a formação de berlinda. A formação de berlinda era o momento em que os jogadores deviam votar entre si para escolher quais participantes do jogo participariam da Berlinda do Umbral. Todos os indicados participavam de uma prova de sorte chamada “Prova do Perdão”, em que o vencedor estaria a salvo da berlinda da rodada. Os perdedores da Prova eram indicados para a Berlinda e votados (apenas pelos expectadores do jogo, que acompanhavam a brincadeira pelo Instagram e pelo grupo do WhatsApp) em um formulário do grupo, sem limite de votos por pessoa (igual ocorre no BBB normal), e o mais votado era eliminado e perdia seu status de Administrador no grupo do Whatsapp.

As rodadas foram então ocorrendo, com diversas provas com as temáticas da codificação e dinâmicas divertidas com o grupo, além de diversas reviravoltas pra manter o aspecto de competição bem empolgante. Foi uma maneira bem divertida de se ocupar e estudar o espiritismo na quarentena!

A final do BBB Espírita foi transmitida em uma live no Instagram da competição (@bbb_espirita), com mensagens dos participantes, uma sessão musical e uma retrospectiva do jogo (que está disponível para assistir na aba do IGTV do Instagram). A votação da final chegou a cento e dois mil votos, consagrando Bruno Silva o campeão.