quarta-feira, 18 de abril de 2012

155 anos de "Le Livre des Esprits"

Em 18 de abril de 1857, o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail publicou, sob o pseudônimo de Allan Kardec, sua primeira obra baseada na compilação de conhecimentos apresentados pelos Espíritos: O Livro dos Espíritos (título no original francês: Le Livre des Esprits). Hoje, 18 de abril de 2012, completam-se 155 anos de sua publicação, feita no Palais Royal, em Paris.

Allan Kardec

A obra se apresenta na forma de indagações, ou seja, perguntas e respostas dirigidas aos Espíritos, que as respondiam através de médiuns. As médiuns que serviram a esse trabalho foram, inicialmente, Caroline e Julie Boudin, às quais posteriormente se juntou Celine Japhet no processo de revisão do livro.



O método das perguntas e respostas foi submetido à comparação com as comunicações obtidas por outros médiuns franceses, a exemplo de Ermance Dufaux, totalizando mais de dez médiuns cujos textos psicografados contribuíram para a estruturação do livro.



A primeira edição de “O Livro dos Espíritos” era composta por 501 perguntas e suas respectivas respostas, divididas em três partes: “Doutrina Espírita”, “Leis Morais” e “Esperanças e Consolações”.



A segunda edição foi lançada em 16 de março de 1860, com ampla revisão de Kardec mediante o contato com grupos espíritas de outros 15 países da Europa e das Américas. Nela aparecem as atuais 1019 perguntas e respostas (mais que o dobro de perguntas e respostas da primeira) já distribuídas em quatro partes: “Das causas primárias”, “Do mundo Espírita ou Mundo dos Espíritos”, “Das Leis Morais” e “Das Esperanças e Consolações”.


A Federação Espírita Brasileira (FEB) disponibiliza gratuitamente o download de O Livro dos Espíritos e das demais obras básicas publicadas por Kardec.

Fonte: Sites da FEB e da FEIG.