quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Amigos, salgadinhos e etc (e tal!)

Texto: Iasmine Stephanie
Fotos: Vitor Filogônio

Um sábado especial, uma galera muito animada, um encontro fantástico, mais um ETC e tal!


Era uma vez uma galera feliz, do terceiro ciclo da mocidade AECX, que resolveu se reunir na casa de Lucas Duarte no dia 10/09/2011...


Tudo começou com alguns minutos de espera em frente a AECX, como de costume. Prosa vai, prosa vem, enquanto esperava-se a chegada de alguns "agregados". Todos bem acomodados naquele eterno sistema de caronas e Lets Go!

Ao chegar na casa do Lucas: cães antissociais foram presos, uma mesa (farta, mui farta) montada e banquinhos colocados na parte externa da casa, tudo pronto para o encontro.

Enquanto não chegavam os coordenadores (Cris, Felipe e Flávio) íamos alimentando nosso corpo com salgadinhos diversos e deliciosos (que pastelzinho de milho era aquele...), além de conversar bastante, sobre Jesus né gente? Hehe. Na verdade vários assuntos iam fluindo naturalmente: espiritismo, cotidiano, comentários breves, piadinhas ou simplesmente a comunicação silenciosa entre os olhares dos casais (ahh que romântico...)


Chegados os coordenadores, todos satisfeitos em um primeiro momento e inicia-se a dinâmica! Ideia do Filos (Vitor Filogônio) querido (que não queria assumir isto, mas é a verdade).

O Lucas dividiu a galera em três grupos coordenados por ele, Filos e eu. A instrução era a seguinte: cada pessoa vai ouvir cada um dos outros membros do grupo falar sobre as impressões que tem dela e depois fala sobre si mesma. A intenção não era um julgamento sem propósitos, mas um momento de interligar corações, abrir a mente para a sugestão/opinião do outro, refletir sobre si mesmo e conhecer melhor os companheiros de ideal.

 

Foram duas horas de elogios, críticas, conversas e até declarações profundas de amor entre amigos (né Zaza e Henrique...). Em um segundo momento, a proposta foi uma “troca de papéis”, os membros de cada grupo representaram uns aos outros e o restante tentava adivinhar quem estava imitando quem. O tempo voa e é hora de finalizar, um esclarecimento sobre os objetivos da atividade (fique a vontade para voltar ao 4º parágrafo e relembrar), um sorvete e brigadeiros desconcentrando uns (nós vimos viu Flávio) e um texto para concluir.


O texto lido é do livro ‘Para viver a grande mensagem’ de Richard Simonetti e se chama “Sugestão”, leia um trechinho:

“(...) Não possuímos ainda a maturidade necessária para o culto de ideias próprias, nem o discernimento que nos possibilite distinguir o certo do errado, sem nos deixarmos influenciar pela opinião alheia. E sempre que a sugestão atinge os pontos fracos de nossa personalidade, rendemo-nos, incondicionalmente, sem esboçar o mais leve gesto de defesa.”


Ou seja, por mais que os outros opinem apenas nós mesmos somos capazes de julgar quem somos e nossas verdadeiras intenções (eu, por exemplo, continuo não me achando vingativa...) e, como lembrou o Zaza, é importante adquirir maturidade e fazer  uma análise crítica, é claro sem mentir para nós mesmos.


Mais um dedinho de prosa, abraços daqui, contribuições financeiras dali, ETC e tal...


O pessoal  do blog (fofíssimos) me convidou para escrever essa matéria, o que fiz com muito carinho e prazer! Todos prontos para zarpar em condução própria ou carona com o companheiro, fica o agradecimento ao Lucas que nos recebeu muito bem em sua casa!

Então é isso, os que não puderam comparecer foram lembrados e os que lá estiveram espero que tenham aproveitado aquele momento tão especial! Fiquem com Deus!

1 comments:

Marcus Vinicius disse...

Adorei o texto. Diferente e animador!
Abraços.
Papa.