segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Enturmar: o verbo do IV Ciclo

Fotos: Marcus Papa

SÁBADO, 30 DE JULHO DE 2011.

Queridos amigos,

Hoje meu dia foi muito especial. Fiz várias atividades de manhã, almocei e fui para a mocidade. Lá, tivemos um estudo apresentado pelo Sílvio e pelo Thiago, nossos amigos de ciclo. Eles falaram sobre a Lei do Trabalho, que está na parte "Das Leis Morais" do Livro dos Espíritos. O estudo nos estimulou a pensar sobre vários assuntos, como o conceito de trabalho, quais as oportunidades de trabalho que temos na nossa vida e o excesso de trabalho-obrigação.

Depois do estudo, tivemos o encontro fraterno do IV Ciclo, o Enturme. Dessa vez, o encontro foi na casa da Elisa e da Marina.




Quando chegamos, fizemos um lanche e ficamos um longo tempo em "horário livre". Foi um momento bom para conversar, tocar músicas, tirar fotos e estar com os amigos.





Mais ou menos 21h, nós nos reunimos numa grande roda (éramos mais ou menos 25 pessoas!) e começamos a dinâmica do "Currículo Fraterno IV Ciclo".


Nós recebemos um papel que continha perguntas do tipo "Como você conheceu o Célia?", "O que você estuda/pretende estudar?", "Qual característica sua você gostaria de melhorar?" e outras, que falavam sobre profissão, gosto musical, preferência de livros, filmes, tarefas na Casa de Célia...


Cada um de nós falou um pouco sobre si. Foi um momento que nos proporcionou escutar nossos colegas de ciclo e de nos conhecermos um pouco mais. A dinâmica nos mostrou que, além de colegas de 15h45 até 17h45 no sábado, podemos ser amigos 24 horas todos os dias. Basta abrir nossos olhos para as pessoas que estão ao nosso redor. Veremos que estamos rodeados de seres extrovertidos, tímidos, cativantes, desajeitados, calados, amigos, solitários... seres como nós, com dificuldades e habilidades, que estão aqui conosco, prontos para se relacionar e criar novos laços.


Amigos do IV Ciclo, que saibamos aproveitar ao máximo a oportunidade que estamos tendo, juntos, de conviver neste momento.


Um forte abraço a todos,

Um jovem do IV Ciclo

2 comments:

Leco disse...

Obrigado a todos pela colabroação e envolvimento... e um pouquinho da paciência....rs

Adorei...!!!!

Marcus Vinicius disse...

Muito legal a matéria na visão de "um jovem do IV Ciclo". O texto refletiu bem aquela expectativa gostosa que temos pelo sábado e o seu desenrolar, sobretudo nos dias de encontro fraterno. O que mais gostei nesse Enturme foi descobrir o tanto de coisa que eu não sabia sobre pessoas que convivo há anos. Saí da casa das irmãs Aguiar (ou irmãs Moreira, hihihi) com uma sensação de ficar ainda mais próximo de todos. É sempre bom ouvir as pessoas.

Obs: agradecemos aos amigos do III Ciclo, pois a nossa dinâmica "Currículo Fraterno" foi inspirada em uma atividade informal feita no último ETC e Tal! [http://goo.gl/1fHp2]

Obs2: está se tornando uma tendência nos encontros o "horário livre" ser maior no começo...

Abraços.
Papa.