quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fala, Rapeizi! - Ed.19


Em sua 19ª edição o Fala, Rapeizi! traz um convidado internacional: Gustavo Varela, coordenador do I Ciclo, escreve diretamente da Alemanha para comentar a respeito da Campanha de Natal promovida pela Mocidade, enfatizando a importância do envolvimento íntimo de cada um para o verdadeiro sucesso da Campanha.

--------------------------------------

Algo mais no Natal

“(…) Entretanto, ó Divino Mestre! De corações voltados para o teu coração, nós te suplicamos algo mais! (...)” (Antologia Mediúnica do Natal, Cap. 77, Emmanuel – Autores Diversos)

Natal na infância era diferente. Era a única época que eu ganhava presente, ainda que não fazia aniversário. Desde criança, lembro que as pessoas sorriam mais também. Abraçavam mais, se encontravam mais. Natal é época do algo mais. Para mim, o algo mais era o Papai Noel. Velhinho simpático com barba engraçada que distribuia alegria (e presentes, claro).

“Lembrando-te, Senhor, A glória ao desabrigo, aspiramos a ser Migalha do Natal permanente contigo! (...)” (Antologia da Espiritualidade, Cap. 20 – Maria Dolores)

Navidad. Com o passar das primaveras, a vida toma o rumo natural da mudança. “Doutrina Espíria? Muito prazer em conhecê-la. Meu nome é Gustavo. E a sua amiga, como se chama? Consciência? Engraçado, tenho a impressão que te conheço de algum lugar”. Não só a idade e a responsabilidade aumetaram, como também o conhecimento da língua. Dar é diferente de receber. Ter é diferente de necessitar.

“Cada expressão do caminho revela ternura imensa, retorna o clarão da crença, sublime, confortador... É a pastoral do carinho, por mil vozes inocentes, mensagens, flores, presentes, transitam plenos de amor” (Os dois maiores amores, Cap. 9, Irene Pinto – Autores Diversos)

Weihnachten. A diferença entre ter e necessitar é tão grande que ela é evidente em várias línguas. To have e to need, no inglês; tener e necesitar, no espanhol; haben e brauchen, no alemão. Ela, a diferença, se acentua quando o ter é muito. A chance de se esquecer do seu primo necessitar e do seu irmão adotado dar é grande. A primeira vez que ganhei um presente no Natal (ao menos, a vez que lembro) foi maravilhoso. Por outro lado, quando consegui, no boca-a-boca, no aqui e no acolá, doações para a nossa campanha na mocidade, isso foi inesquecível.

“Com Jesus(...), a dificuldade se faz benção. Dor é alegria. (...) Trabalho é condição de felicidade. Renúncia é aquisição. Sacrifício é a estrada para as alturas.” (Confia e Segue, Cap. 6 – Emmanuel)

Christmas. Natal é Natal em várias culturas, em vários idiomas e de várias maneiras. O sorriso do ajudado, o abraço da gratidão, a esperanca e a renovação, isso tudo é consequência do equilíbrio da balança entre dar e receber. Não é à-toa que temos muito. Temos tanto, que também temos o suficiente para dar. Ter, não significa ter posses. Tenhamos boa-vontade, disposição, energia, coragem, humildade, fé, esperança. Misturemos todos esses ingredientes na Campanha de Natal. É agora, acontece! Cada um ajuda com o que pode, do jeito que pode, com o tanto que pode. E pouco a pouco entendemos, que necessitados somos todos nós, que ajudados somos todos nós, que irmãos somos todos nós, amparados pelo mesmo e único Pai.

5 comments:

Érica disse...

SENSACIONAL!!!!!!!!!

Leco disse...

Letras x Letras....

Caroline Siqueira disse...

Texto maravilhoso!!!!

Que a cada natal esses predicados se tornem cada vez mais presentes em nós, engrandecendo-se a cada prática do nosso ato de dar.

Claudete F. Damasceno disse...

NUZGA demais show de bola parabens sempre....

Marcela Lodron disse...

Muito bacana, Gu! Para refletir...