terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Abertura 2010

Fotos: Ramon Nogueira

Neste último sábado, 06 de fevereiro de 2010, foi realizada a Abertura Oficial da Mocidade AECX, com a presença de mais de 100 pessoas, entre jovens e pais, superando as expectativas dos coordenadores. Uma boa energia preencheu o auditório da Casa de Célia, no acolhimento dos jovens e pais ali presentes.


Conduziram as atividades da tarde os coordenadores Gustavo Varela (I ciclo), Marcus Papa (II ciclo) e Marcela Lodron (III ciclo), que, após uma prece inicial, explicaram qual seria a dinâmica da Abertura 2010, diferente dos outros anos, pois foi marcada pela apresentação de atividades das quais a Mocidade participa durante todo o ano.

Ainda antes do workshop, foram citados brevemente os eventos da Casa nos quais a Mocidade atua em peso, como Campanha do Agasalho, Festa Junina e de outros, em que a Mocidade participa com objetivos de integração e crescimento, como o Interativas.


Após as devidas explicações, organizaram-se no auditório seis stands apresentando as tarefas nas quais os jovens da Mocidade atuam: Campanha do Quilo, Evangelização AECX, Visita ao Hospital, Lar Espírita, Casa de Etelvina e Nova Luz. As pessoas presentes tiveram a oportunidade de visitar três dos stands, ter contato com os trabalhadores de cada tarefa e colher informações acerca dos trabalhos e experiências vivenciados.

Acompanhe a seguir um pouco do que os responsáveis pelos stands falaram sobre cada atividade:

Lar Espírita Esperança – LEE - Localização: bairro Salgado Filho, Belo Horizonte


"Vejam o nome desse lugar: LAR, é a nossa casa, o lugar que nos acolhe; ESPÍRITA, é a diretriz de todos os trabalhos que são realizados lá dentro; ESPERANÇA: imaginem um lugar que acolhe e educa 120 crianças e que leva o nome de "Esperança"!! Só pode ser um lugar muito bom!"


“Evangelização AECX" - Localização: Sede da AECX

 

"Mais uma tarefa onde o jovem da Mocidade pode contribuir diretamente para que ela aconteça. Ocorre todo sábado na sede da AECX entre 9h e 10h15, sendo que o evangelizador deve chegar 8h45 para a reunião entre os evangelizadores. A tarefa não se resume aos trabalhos de sábado, pois é necessário preparar antecipadamente as aulas/atividades que serão dadas em sala, o que exige compromisso. São importantes também freqüência, assiduidade e pontualidade do evangelizador na tarefa."


Nova Luz - Localização: bairro Rosaneves, município de Ribeirão das Neves


"Nova luz oferece a oportunidade de aprendizado e de convivência nas manhãs de sábado com 75 crianças. Na evangelização ou na preparação de lanches, os mocidandos estudam, trabalham e fazem novas amizades!"

Neste 1º semestre de 2010, em caráter especial, Nova Luz precisará de trabalhadores para a Evangelização Infantil. Saiba como ajudar clicando aqui.


Casa de Etelvina - Localização: bairro Citrolândia, município de Betim

 

"Oferece um mundo de funções e tarefas para todo tipo de aptidões! A excelente estrutura que foi montada nos últimos 4 anos deu oportunidade para a criação de diversas atividades dentro da Casa de Etelvina, ainda tendo tem espaço para muitas outras coisas. Diversos cursos são atualmente oferecidos lá, como Eletricidade Básica, Inclusão Digital e Corte de Cabelo. Outras atividades que movimentam o Lar de Etelvina são os Grupos de Estudos, as Visitas às famílias, Evangelização de Adultos e a adorável Evangelização Infantil."


Campanha do Quilo AECX - Localização: bairro Prado e adjacentes

 
"O stand da Campanha do Quilo apresentou esclarecimentos sobre a atmosfera que envolve a tarefa, algo que transcende simplesmente andar pelo Prado e adjacências, com bolsa nas costas e batendo de casa em casa e prédio em prédio. A Campanha oferece às pessoas envolvidas a possibilidade de burilar seus sentimentos. O exercício da paciência e da humildade é constante nessa tarefa. Aprendemos a ouvir ‘não’ e a deixar o melindre um pouco de lado, descobrindo a essência do termo ‘fraternidade’. Além disso, a possibilidade de convivência entre os integrantes permite a criação e afirmação de valiosos laços de amizade. Uma conversa descontraída e o clima de alegria não faltam jamais."

E para encerrar, não podiam faltar as fotos oficiais de cada ciclo:

I Ciclo: 13 - 14 anos


II Ciclo: 15 - 16 anos


III Ciclo: 17 - 18 anos


 
IV Ciclo: 19 a "99" anos


Ainda esta semana, confira aqui no Blog a cobertura do Enturmão, encontro que aconteceu no domingo e que finalizou a Abertura Oficial de 2010.

2 comments:

Marcus Vinicius disse...

Esta reportagem ficou tão bem feita que eu já a li umas tantas vezes só pra sentir de novo a sensação supimpa de sábado! Teve bão...

Papa.

Eric disse...

Esse sábado foi um esboço do quão especial será este ano.
Muito estudo e trabalho nos esperam!
E possamos, como nos foi proposto no Enturmão, não esquecer nunca de um laço que é uma das manifestações mais sublimes do amor: a amizade.