segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Mocidade AECX: sempre incentivando a formação de novos trabalhadores


Desde os seus primórdios a Mocidade da Associação Espírita Célia Xavier – Mocidade AECX - preocupou-se em “dar ampla expansão ao movimento espírita entre os jovens, buscando realizar este trabalho em perfeita integração com o Centro Espírita Célia Xavier, através do exercício da caridade sob todos os seus aspectos, através do estudo da Doutrina Espírita e do congraçamento dos moços” – conforme Ata – Art. 2º - letra “a” do Regimento Interno – 23 de novembro de 1968.

Os “mocidandos” sempre demonstraram não só grande interesse pelo estudo sistematizado do Espiritismo e pela organização de encontros fraternos, mas também pela prática da Lei de Amor através do trabalho dedicado do grupo.

Encontro fraterno realizado na casa de Marlene e Valter

Empenhavam-se na Evangelização, tarefa inicialmente realizada aos domingos pela manhã, também chamada naquela época de “Aulas de Moral Cristã Infantil”; visitas a creches e a hospitais que eram tarefas distribuídas pelos domingos de cada mês.

A rapeizi da “Eterna Mocidade”, como nos referiremos daqui em diante aos jovens das décadas passadas, sempre valorizou o trabalho com Jesus e a máxima: “A fé sem obras é morta”.

Confraternização no antigo salão da AECX com as famílias assistidas - antigamente a Evangelização era realizada, ao mesmo tempo, para as crianças dos frequentadores da casa e para os filhos das famílias assistidas. Não havia separação.


Lindamir e crianças em teatro apresentado durante uma confraternização

Você sabia?

1. Desde a sua fundação e principalmente a partir de 1969, a Mocidade preocupava-se e discutia a respeito dos melhores métodos de aplicar seus estudos e dentre eles, o uso de audiovisual e filmes que, depois de assistidos, tornavam-se temas para boas discussões. A Mocidade era dividida em grupos que realizavam debates em torno dos filmes mostrados. Logo após, apresentavam resumos que eram submetidos a uma comissão coordenadora composta por elementos da Mocidade e do Centro, que, então, apresentava seu resumo final. Um participante da Mocidade ficava encarregado de apresentar o trabalho que era mimeografado e distribuído a todos os presentes.

Você sabia?

2. O que hoje chamamos de estudo “De nós para nós mesmos” acontecia também na Mocidade logo em seu começo, ainda que de forma um pouco diferente da atual. Chamava-se “Curso para oradores”. Os candidatos espontaneamente se apresentavam para a tarefa e tinham que falar durante 10 minutos no estudo da Mocidade e também durante palestra pública que acontecia na Casa. Era um treinamento para futuros palestrantes.

Agora, saibam um pouco mais sobre a Mocidade através de quem faz parte da sua história.

Vídeo 1: José Roberto Maia Pimentel – Um dos fundadores da Mocidade AECX e coordenador atual do IV Ciclo. Fica aqui o agradecimento da Mocidade atual, pela iniciativa da criação deste grupo há quatro décadas.


Vídeo 2: Marlene Nardi Assis – Iniciou na década de 70 seu trabalho de orientação da Mocidade, juntamente com José Roberto. Fundadora da SEJA - Sociedade Espírita Joanna de Angelis, que completa seus 20 anos em 2008.


O tempo passa e a história continua. Nossa série especial sobre os 40 anos da Mocidade vai deixando a década de 70...

Viagem a Uberaba para visita ao Chico Xavier. José Roberto ao centro; no fundo, com a mão no rosto, Lindamir; na frente, Maria das Graças.


Da direita para a esquerda: Valter, Raul Teixeira, Marlene e amiga

...e caminha para a década de 80, mantendo a animação! "Voa borboleta, voa gavião! Inté mais pessoar, amarriê!"

Festa junina na casa de Sandra e Suely (esposa do Deyler) em 1981. Ao centro, o casal Alfredo e Lívia

Aguardem: a partir da próxima postagem, estarão disponíveis fotos diversas, distribuídas por álbuns separados por décadas!

E atenção: caso você possua fotos e/ou informações relacionadas à Mocidade AECX, ou conheça alguém que possua, por favor, entre em contato conosco e contribua para esta série especial. A sua participação nesta história é muito importante! Contatos: Cristiane Bahia (crisnbmaarrobayahoo.com.br) e Flávio Gonçalves (flaviosouzaarrobagmail.com).

1 comments:

Anônimo disse...

Ola colegas da Mocidade da AECX,

brilhate ideia!
Me lembro como fez bem para minha alma participar daquele grupo e ate hoje pauto muito de minha vida, naqueles ensinamentos. Nem me dei conta que ja se passaram tantos anos! Good times!

Bjos, WAlkiria