quarta-feira, 12 de março de 2008

Dia Nacional do Espiritismo

Texto: Assessoria da FEB

A Câmara aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 291/07, da deputada Gorete Pereira (PR-CE), que institui 18 de abril como o Dia Nacional do Espiritismo. A proposta foi aprovada com parecer favorável relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Wladimir Costa (PMDB-PA).

A autora do projeto lembra que o Brasil é a maior nação espírita da atualidade e que os praticantes brasileiros têm realizado "obras extraordinárias no campo da assistência social", como define a Doutrina Espírita.

Gorete Pereira também destaca a figura do médium Chico Xavier, segundo ela fundamental para a difusão do Espiritismo no Brasil. A data escolhida é uma homenagem ao dia em que Allan Kardec lançou, em 1857, na França, O Livro dos Espíritos, marco inicial da doutrina espírita.

O projeto agora será enviado para votação no Senado.

10 comments:

Anônimo disse...

Curioso.

Ao ler, surgiu uma pergunta: Para quê um Dia Nacional do Espiritismo?

Vou expor minha opinião e acho que seria legal se mais gente comentasse. Assim posso ver se estou muito "radical" ou se mais alguém pensa como eu....

Acho que é estranho, porque, assim, está distingüindo o Espiritismo das demais religiões, pois nenhuma outra doutrina religiosa possui um Dia Nacional: Igreja Católica, Batista, Protestante, do Evangelho Quadrangular, da Lagoinha......

E, assim, a discriminação com os espíritas pode se tornar ainda maior.

O que vocês pensam sobre isso?

Unknown disse...

Que isso?!

Que diferença isso vai fazer pro Espiritismo?! Vai mudar alguma coisa na Doutrina?! Não! Entao pra que isso?

Nao existe dia nacional de nenhuma religião, porque entao criar um dia para o Espiritismo?

Nao concordo com isso nao, nao terá nenhuma diferença para a Doutrina...Acho desnescessário...

Comentem...

Abraços, Henrique Monteiro

Marcus Vinicius Papa Lobo disse...

Olás.

Confesso que me “diverti” com essa notícia, o que nos faz concluir que alguns ditos espíritas estão longe de compreender as bases da Doutrina. Fatos como esses comprovam que devemos trabalhar casa vez mais para instruirmos as pessoas sobre o contexto real da codificação feita por Kardec, assim como incentivar (e auxiliar) o estudo das obras sérias (e o nosso bom senso sabe bem quais são as obras que merecem respeito e confiança).

Está evidente o modismo em torno do Espiritismo e cabe aos nossos jovens de hoje arquitetarem e fortalecerem, para um futuro próximo, formas de trabalho e exposição cada vez mais criativas e esclarecedoras para os outros jovens que virão, evitando a confusão de idéias que se misturam atualmente em projetos como “Responsabilidade Social” (hoje bem mais voltada para a publicidade das grandes empresas e ongs que lucram com isso) e “Trabalho voluntário” (do tipo, “eu fiz minha parte e pronto”).

O nosso objetivo é muito maior do que isso: nossa tarefa é buscar sempre o real sentido da CARIDADE, que não é apenas “ajudar aos pobres”, mas, também, ajudar a nós mesmos. Não desmerecemos as atividades beneficentes que aparecem na televisão (geralmente com algum político no meio), afinal, elas também prestam grande contribuição para a sociedade, como forma de incentivo para este fim (a verdade chega a cada um a seu tempo). Mas, com o conhecimento que o Espiritismo nos traz, não faz sentido entrarmos nesta onda de “homenagens” e “destaques”, que só alimentam o personalismo em seres imperfeitos como nós,ainda com dificuldades de administrar o orgulho e a vaidade em nossas vidas.

Se a moda pega, daqui a pouco irão propor dia de kardec e dia do Chico Xavier (e se não bobear, no dia do Chico, será feriado em Pedro Leopoldo e Uberaba).

Antes de mais nada, lembramos que nosso blog é um espaço democrático e que todas as opiniões deverão (e serão) respeitadas. Prova disso é que reproduzimos aqui a notícia publicada no site da Federação Espírita Brasileira, mesmo que não concordemos com a mesma.

Abraços.
Papa.

Obs: a redação do Blog está muito contente com os comentários nesta notícia, hein! O Pafúncio fica muito feliz quando opiniões sérias e inteligentes são postadas aqui. Façam isso mais vezes! Lembramos que este blog é de todos os jovens do Célia. Temas sugeridos também são sempre bem-vindos!

Renan Dias disse...

Os politicos que propuseram esse dia são espiritas ? A ideia partiu deles ou veio de fora ?

Marcus Vinicius Papa Lobo disse...

Boa pergunta, Renan. Eu entrei no site da deputada em questão e fiz uma pesquisa superficial. De início, não vi nada relacionado ao Espiritismo.

Papa.

Anônimo disse...

Também estava me perguntando a mesma coisa.

O maior problema que teremos ao saber essa informação é de desviar o assunto para o julgamento da deputada (caso ela seja espírita). Assim, a discussão se tornaria inválida. A questão é o fato em si (só estou dizendo isso porque essa idéia me ocorreu e, inclusive, comecei a pensar coisas que percebi não terem nada a ver com o problema. Não temos nada com a atitude dela).

É só um alerta para tomarmos cuidado com nosso 'debate'. É uma questão polêmica, na minha opinião. Merece discussão, sim, mas buscando crescer com isso, (re)pensar nossos valores... e não ficar apenas criticando, sem fim algum.

Marcus Vinicius Papa Lobo disse...

O bom esclarecimento precede a crítica. Mas a crítica esclarecida promove o crescimento.

Papa.

Renan Dias disse...

Bom..eu também tenho um outro ponto de vista acerca do assunto andei pensando, tem um aspecto positivo se esse dia for aprovado, pois como sabemos a doutrina está em expansão...então eu vejo mais esse dia talvez como mais uma oportunidade para aquele que tem um interesse reprimido de conhecer a doutrina a chance de conhecer quando nesse dia que será comentado na imprensa nos meios de comunicação sobre a doutrina despertando talvez pessoas a conhecer a doutrina depois de ver noticias e reportagens acerca da mesma.

Anônimo disse...

Como comentei hj mesmo com a Érica concordo não haver nenhuma necessidade desta data comemorativa (principalmente porque não farão dela um feriado :´() porém temos este ponto de vista por estarmos num centro muito bem consolidado e morarmos num bairro onde a maioria dos habitantes é católica.
Novos centros são fundados em regiões menos favorecidas e tem uma dificuldade enorme de se consolidar por serem tomados pela população desinformada ao seu redor como seitas ou de práticas nada cristãs. A partir do momento em q o espitismo tem sua importância reconhecida pelo governo, temos uma popularização do conceito verdadeiro do espitismo fortalecendo assim casas mais novas e seus participantes. Imagino como deve ser dificil ser um espirita num bairro essencialmente evangélico e ainda não conhecer muito da doutrina. Casas que não tem tantas atividades e eventos como o Célia terão mais um dia no ano para poderem realizar uma confraternização.
Não sou a favor da criação do dia pelos motivos apresentados para o mesmo. Mas a existência do Dia Nacional do Espiritismo não deve ser vista como algo totalmente inútil ou negativo. Afinal para nós "veteranos" do espiritismo não irá fazer diferença alguma, mas quem sabe para novatos e pessoas que tem medo de buscar informações s respeito isso possa ajudar.

Abraço!

Marcus Vinicius Papa Lobo disse...

Aqui na redação esta notícia está rendendo. O Pafúncio passou por agora e disse: “Acho que ninguém esperava que essa notícia recebesse tantos comentários e, diga-se de passagem, excelentes comentários. Pra mim a nota ia passar batida”.

Surpresa para o Pafúncio e pra mim também. E digo mais: tivemos ontem o recorde de acessos espontâneos no Blog nos seus quase dois anos e meio de vida. Ainda hoje, mais à noite, sairá uma matéria aqui sobre esse número.

Abraços.
Papa.