terça-feira, 11 de março de 2008

Blog Espiritismo Comentado completa um ano

O movimento espírita brasileiro se rendeu aos blogs. Os "diários" eletrônicos, lançados principalmente para adolescentes divulgarem fotos e acontecimentos cotidianos (os antigos fotologs), se tornaram uma poderosa e barata ferramenta de comunicação, sendo usada até por empresas de grande porte, que divulgam informações sobre novos produtos antes mesmo de se pronunciarem em seus sites institucionais.

Em matéria de blogs espíritas, a Casa de Célia está com todo o ritmo. Entre os atuais divulgadores virtuais da Doutrina, dois blogs editados por freqüentadores da AECX estão entre os de atualização mais freqüente da internet brasileira (são raros os blogs espíritas atualizados diariamente). O "Mocidade AECX", criado em novembro de 2005 (quase não existiam blogs espíritas na época) já foi acessado 15 mil vezes em seus dois anos de existência. E o "Espiritismo Comentado", que completa hoje um ano e possui média de 50 acessos diários, muitos deles de outros países.

Acompanhe agora a entrevista feita por Pafúncio Tiburcino, editor-chefe do Mocidade AECX, com o criador e responsável do Espiritismo Comentado, Jáder Sampaio.

Mocidade AECX: Jáder, é um prazer muito grande recebê-lo em nossa redação. Qual foi sua principal motivação em criar o blog Espiritismo Comentado (EC), já que você elaborou um site de mesmo nome e temas. O Blog possui um formato melhor para a comunicação espírita?
Jáder Sampaio: Pafúncio, criei o blog como uma forma de divulgar o conteúdo do site. Os sites são de difícil navegação para os internautas de vida corrida e compromissos. O blog iria dizer ao internauta que novidades surgiram no site (ainda não havia rss na época) para que eles acessassem. O que aconteceu foi que o Espiritismo Comentado se mostrou mais querido pelo público que o site e o site não cumpriu o seu papel original, que era facilitar a comunicação com os jornais e revistas espíritas .

Mocidade AECX: Como você avalia o fato da Casa de Célia ter dois blogs de atualizações freqüentes na internet? Outras casas espíritas poderiam explorar melhor esta ferramenta?
Jáder Sampaio:
Penso que os nossos blogs estão posicionados para públicos diferentes, embora tenhamos muita sintonia. (Blogueiros unidos...) O Mocidade AECX atende aos jovens (do Célia e outras casas) e o Espiritismo Comentado publica matérias voltadas ao movimento espírita em geral. Penso que os blogs são uma forma mais dinâmica, barata e fácil de atender a alguns dos objetivos que antes eram cumpridos com os "house organs", boletins difíceis de fazer e demorados, que só divulgavam os eventos quando eles já estavam encerrados. Com a informatização da sociedade, abriram-se muitas possibilidades novas para as casas espíritas, mas penso que elas ainda não dão a devida atenção às novas possibilidades de ação que a internet criou quase que do dia para a noite.

Mocidade AECX: Devido ao nível de aprofundamento de algumas das matérias, você já pensou no risco do EC se tornar muito "técnico" ou até "distante" para quem está começando na Doutrina?
Jáder Sampaio: Acho que todos os que entram na internet pensam exclusivamente nos iniciantes. A ADEP (Associação de Divulgadores Espíritas de Portugal), por exemplo, tem um site de ensino à distância com um curso básico de Espiritismo. Há sites e blogs com textos tão superficiais e sem fontes que acabam por publicar idéias equivocadas. Nas casas espíritas todos falam de princípios básicos do Espiritismo. O que tenho feito é produzir matérias para os que já conhecem os princípios do Espiritismo, mostrar o que as universidades estão discutindo em termos de Espiritismo, resgatar a memória espírita para refletir sobre o presente, divulgar livros que valem a pena ser estudados ou lidos, fazer entrevistas com pessoas que estão realizando experiências bem sucedidas ou desconhecidas no movimento espírita, mostrar revistas e jornais interessantes, resgatar a boa arte espírita... Acho que a diversidade acaba interessando ao público que navega em geral, até mesmo os não espíritas . O bom de colocar sob a forma de blog é que as matérias são mais curtas que as de uma revista, e se uma matéria não interessa ao leitor, outra pode atender melhor suas necessidades.

Mocidade AECX: Qual foi a reportagem que você mais gostou de publicar no EC e por quê?
Jáder Sampaio: Pafúncio, é a mesma coisa que perguntar qual dos filhos o pai prefere. Eu adorei a entrevista com a Rejane, sobre o Espiritismo na Áustria, que inaugurou uma série de entrevistas semelhantes http://espiritismocomentado.blogspot.com/2007_05_01_archive.html. Estou fazendo contatos com o mundo todo à cata de informações, memórias e história. Sensibilizei-me muito com os comentários que fizeram sobre o Honório Abreu http://espiritismocomentado.blogspot.com/2007/11/desencarna-honrio-abreu.html, quando noticiamos sua desencarnação. Gostaria de ver mais declarações ainda. Mais recentemente achei muito importante a matéria sobre Geração Espontânea http://espiritismocomentado.blogspot.com/2008/03/kardec-rivail-e-gerao-espontnea.html, que desmente muitas acusações que fizeram a Kardec e a homenagem ao Manoel Alves
http://espiritismocomentado.blogspot.com/2008/03/quem-o-esprita-mais-querido-de-minas.html. Eu gostaria de saber mesmo é do que o público que navega no EC mais gostou...

Mocidade AECX: Quais são os planos para o futuro do EC? E o site?
Jáder Sampaio: O plano mais audacioso é internacionalizar o EC. Gostaria de contar com pessoas que me ajudassem a publicar em outras línguas as matérias escritas em português, para atender melhor à comunidade européia. Dois jovens da mocidade já se voluntariaram a auxiliar com o Francês e o Esperanto. Já recebi incentivos até do plano espiritual para que isto seja feito. Eu gostaria de ter mais contato com os espíritas de outros países da América Latina, que praticamente não acessam o EC. Ainda não sei como fazê-lo. Uma terceira meta, já em curso, é a associação do EC com outras formas de mídia. Estou conversando com revistas e jornais espíritas, que geralmente atingem a um público diferenciado, para que o conteúdo do EC seja mais permanente. Estou tentando manter todas as matérias no ar, para o EC se tornar uma espécie de lugar de consulta. Com o tempo, os expositores poderão utilizá-lo na preparação de palestras e na procura de fontes. Ainda não sei como fazer, mas seria interessante se os leitores comentassem mais. O EC foi criado para o leitor interagir de forma mais ativa. Uma última meta é pensar uma forma de se ter uma equipe de voluntários trabalhando no Espiritismo Comentado, sem o ônus da demora de trânsito de informações e autorizações que geralmente vem junto com o trabalho em equipe. Se o EC continuar sendo um esforço individual ele perece comigo. Quanto ao site, após um problema com o provedor, estou reformulando-o. Ele está em um endereço provisório: http://www.meusite.uai.com.br/~jadersampaio/

Mocidade AECX: em nome dos jovens da Casa de Célia, agradecemos sua entrevista. Aos nossos leitores, convidamos todos para visitar o Espirtismo Comentado: http://espiritismocomentado.blogspot.com/
Jáder Sampaio: Sou eu quem agradece aos jovens que mais acesso e interesse tem mostrado pelo nosso trabalho.