segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Homossexualidade em debate no IV Ciclo

O IV Ciclo, dando seqüência ao tema “Sexualidade”, tratou do polêmico assunto “Homossexualidade”. O Blog da Mocidade AECX publica agora para você todo o material apresentado em transparências no encontro. Confira e faça sua avaliação:

“Observada a ocorrência (da homossexualidade), mais com os preconceitos da sociedade, constituída na Terra pela maioria heterossexual, do que com as verdades simples da vida, essa mesma ocorrência vai crescendo de intensidade e extensão, com o próprio desenvolvimento da Humanidade, e o mundo vê, na atualidade, em todos os países, extensas comunidades de irmãos em experiência dessa espécie, somando milhões de homens e mulheres, solicitando atenção e respeito, em pé de igualdade ao respeito e à atenção devidos às criaturas heterossexuais.
Emmanuel (Vida e sexo, cap. 21)


“Em 1995, na última revisão, o sufixo ismo que significa doença, foi substituído pelo sufixo idade, que designa um modo de ser, concluindo os cientistas que a atividade não podia mais ser sustentada enquanto diagnóstico médico, por que os transtornos derivam mais da discriminação e da repressão social, oriundos de um preconceito do seu desvio sexual”.
José Carlos Teixeira Giorgis (A natureza jurídica e a relação homoerótica)


“(...) o sexo reside na mente, a expressar-se no corpo espiritual, e conseqüentemente no corpo físico, por santuário criativo de nosso amor perante a vida(...)”.
André Luiz (Evolução em dois mundos, cap.18)


“(...) O sexo, na essência, é a soma das qualidades passivas ou positivas do campo mental do ser. É natural que o espírito acentuadamente feminino se demore séculos e séculos nas linhas evolutivas da mulher e que o espírito marcadamente masculino se detenha por longo tempo nas experiências do homem.”
André Luiz (Ação e reação, cap.15)


“Anote-se que a tese de que o homossexualismo provém do estado da natureza com origens biológicas e não culturais, ganha corpo atualmente, em vista de descobertas por cientistas canadenses de que a região do cérebro ligada às funções de aprendizagem é 13% maior nos homossexuais, restando sugerido que há um componente biológico na orientação sexual. Sublinhe-se, também, que o corpo caloso do cérebro, ligado à habilidade verbal e motora, é também maior naquele núcleo (Witelson, 1994), que gêmeas idênticas têm três vezes mais probabilidades de serem lésbicas que gêmeas fraternas (Pillard e Bailey, 1993), que os homossexuais têm mais microestrias em suas impressões digitais (Kimura, 1994), e que o hipotálamo, parte do cérebro que regula o apetite, a temperatura do corpo e o comportamento sexual, é menor nos homossexuais (Levay, 1994)”.
José Carlos Teixeira Giorgis (A natureza jurídica e a relação homoerótica)


“... o mesmo se dá quando o espírito passa da vida espiritual para a corporal.Numa nova encarnação trará o caráter e as inclinações que tinha como espírito. Se for avançado será um homem avançado; se for atrasado, será um homem atrasado. Mudando de sexo poderá, então, sob essa impressão e em sua nova encarnação, conservar os gostos, as inclinações e o caráter inerente ao sexo que acaba de deixar. Assim se explicam certas anomalias aparentes, notadas no caráter de certos homens e certas mulheres.”
Allan Kardec (Revista Espírita, janeiro de 1866, artigo: As mulheres têm alma?)


“(...) a mulher criminosa que, depois de arrastar o homem à devassidão e à delinquência, cria para si mesmo alienação mental para além do sepulcro, requisitando, quase sempre, a internação em corpo masculino, a fim de que, nas teias do infortúnio de sua emotividade, saiba edificar no seu ser o respeito que deve ao homem, perante o Senhor”.
André Luiz (Ação e reação, cap.15)


“(...) em muitas ocasiões, quando o homem tiraniza a mulher, furtando-lhe os direitos e cometendo abusos, em nome de sua pretensa superioridade, desorganiza-se ele próprio a tal ponto que, inconsciente e desequilibrado, é conduzido pelos agentes da Lei Divina a renascimento doloroso, em corpo feminino, para que, no extremo desconforto íntimo, aprenda a venerar na mulher sua irmã e companheira, filha e mãe, diante de Deus(...)”
André Luiz (Ação e reação, cap.15)


“Em decorrência, é de fundamental importância que o espírito reencarnado se sinta perfeitamente identificado com a sua anatomia sexual, mantendo os estímulos psicológicos em consonância com o mesma. Quando a ocorrência é diversa – função emocional diferente da forma física – encontra-se em reajustamento, que deverá ser disciplinado, evitando a permissão do uso indevido, que proporciona agravantes mais severos para o futuro.”
Joanna de Ângelis ( Dias gloriosos, cap. 14 – Mudança de Sexo).


“E vamos dar ao assunto a cor que o assunto traz consigo: todo homem deve evitar a pederastia; toda mulher pode estar perfeitamente fora do lesbianismo, porque a nossa formação nos leva sempre para o caminho do que já fomos e às vezes nós viemos para não ser mais o que já fomos e sim para aprender a considerar o que devemos ser.”
(Entrevista dada por Chico Xavier sobre o assunto Homossexualidade, relatada no livro “Kardec prossegue”, de Adelino da Silveira.)


“(...) os grandes corações e os belos caracteres que, em muitas circunstâncias, reencarnam em corpos que lhe não correspondem aos mais recônditos sentimentos, posição solicitada por eles próprios, no intuito de operarem com mais segurança e valor, não só o acrisolamento moral de si mesmos, como também a execução de tarefas especializadas, através de estágios perigosos de solidão, em favor do campo social terrestre que se lhes vale da renúncia construtiva para acelerar o passo no entendimento da vida e no progresso espiritual”.
André Luiz (Ação e reação, cap. 15)


“Escolhem com isso viver temporariamente ocultos na armadura carnal, com que se garantem contra arrastamentos irreversíveis, no mundo afetivo, de maneira a perseverarem, sem maior dificuldades, nos objetivos que abraçam.”
Emmanuel (Vida e sexo, cap. 21)


“Não queiramos modificar a estrutura psicológica, formada nos milênios, com alguns esclarecimentos verbais de alguns meses ou anos”.
Walter Barcellos (Sexo e evolução, cap.9)


“Para atender aos que carecem de apoio físico, é preciso bondade; no entanto, para arrimar os que sofrem de necessidades da alma, é preciso bondade com madureza.”
Emmanuel (estude e viva, cap. 13).


“Isso posto, se você, caro leitor, se diz católico, ou evangélico, ou espírita, etc,mas não ama o seu próximo, isto é, não o socorre em suas necessidades, não o assiste em suas aflições, nem procura amenizar-lhe as dores; se você nega também o seu óbolo a esta ou àquela instituição de assistência social, simplesmente porque os que lhe dirigem os destinos rezam por uma cartilha diferente da sua; se você age assim, meu amigo, ainda que louvado no que lhe digam os mentores de sua Igreja, você poderá ser um católico fervoroso, um evangélico extremado, ou um espírita convicto, mas não será verdadeiramente um CRISTÃO, porque só é digno desse nome aquele que, a exemplo do Cristo, já se tornou capaz de oferecer a todos, indistintamente, as suas mãos amigas, a sua palavra consoladora e o seu coração estuante de amor...” Rodolfo Calligaris (Sermão da Montanha, cap. Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus)