quinta-feira, 6 de abril de 2006

Em tempo: o Espiritismo no Brasil

Texto publicado pela Federação Espírita Brasileira.

Divulgado em praticamente toda a Europa no século XIX, o Espiritismo chegou ao Brasil em 1865. Hoje, o País é o que reúne o maior número de espíritas em todo o mundo. A Federação Espírita Brasileira – entidade de âmbito nacional do Movimento Espírita – congrega aproximadamente dez mil Instituições Espíritas, espalhadas por todas as regiões do País.

Atualmente, o Brasil possui 2,3 milhões de espíritas (conforme já informado aqui no Blog pelas 25 Mais do Espiritismo), de acordo com o Censo 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Terceiro maior grupo religioso do País, os espíritas são, também, o segmento social que têm maior renda e escolaridade, segundo os dados do mesmo Censo.

Os espíritas têm sua imagem fortemente associada à prática do bem e da caridade. Eles mantêm em todos os Estados brasileiros asilos, orfanatos, escolas para pessoas carentes, creches e outras instituições de assistência e promoção social.

Allan Kardec, é uma personalidade bastante conhecida e respeitada no Brasil. Seus livros já venderam mais de 20 milhões de exemplares em todo o País. Se forem contabilizados os demais livros espíritas, todos decorrentes das obras de Allan Kardec, o mercado editorial brasileiro espírita ultrapassa 4.000 títulos já editados e mais de 100 milhões de exemplares vendidos.

1 comments:

Anônimo disse...

é´gente saber que o espiritismo crece no Brasil é muito bom..melhor ainda é saber que mesmo os que estao em outras religioes ja nos respeitam mais..
espero que as pessoas consigam encontrar idependente de onde ou em qual religiao o que eu encontro a cada estudo no espiritismo ..
bjo
to inspirada hj né ,,hehe