terça-feira, 25 de abril de 2006

I Ciclo debate "Ética no Brasil"

O I Ciclo da Mocidade AECX promoveu um importante debate sobre o tema “Ética no Brasil”, levando em consideração o contexto histórico e cultural da nação, além de se estabelecer paralelos com as condutas que o Espiritismo nos direcionam e como as mesmas podem ser usadas racionalmente na construção de um futuro melhor para o País.

O estudo teve seu início com a Parábola do Semeador (Evangelho Segundo o Espiritismo – pág. 257), contada por Jesus Cristo há quase dois mil anos, enfocando a importância de “plantarmos nossas sementes” em “terras” onde nasçam frutos de nossas realizações. Os participantes mencionaram exemplos de “sementes” que foram plantadas por cada um em seus cotidianos (exemplos como amizade, lealdade, força de vontade, paciência...) e quais as conseqüências destes atos.

Entre dinâmicas e explanações, em que exemplos pessoais de cada integrante sobre a compreensão da ética foram colocados para os presentes, ficou claro que o conceito do tema é bastante amplo, sendo importante possuir um referencial de conduta moral, dentro do nosso alcance.

A conclusão da apresentação girou em torno do Espiritismo existir em nossas vidas também com delimitador ético sobre a conduta que devemos (ou que pretendemos) seguir e como a Doutrina pode nos iluminar acerca de buscar a compreensão do que é ético ou não.

Lei de Gérson

Voltando à temática “Brasil”, foi lembrado um fato marcante ocorrido na década de 70. Um comercial de cigarros mostrava o ex-jogador da Seleção Brasileira, Gérson de Oliveira (ídolo na época) em que o atleta dizia “...gosto de levar vantagem em tudo, certo?” Essa frase passou a ser conhecida como “Lei de Gérson” e durante anos (até a atualidade) foi usada como termo determinante para o famoso “jeitinho brasileiiro”.

Esse fato foi debatido na última parte do estudo e ressaltou-se como cada um pode fazer a sua parte, sem cair em hipocrisias e discursos bonitos, apenas levando consigo um dos ensinamentos mais simples de Jesus, que é o respeito pelo próximo.