domingo, 26 de fevereiro de 2006

Federação Espírita Brasileira esclarece jornalistas

A Federação Espírita Brasileira (FEB) encaminhou a todas as redações de TV, jornais, revistas e emissoras de rádio do Brasil a nota abaixo, motivada por uma série de notícias que vinculavam os Centros Espíritas à prática de magia negra. Confira abaixo nota divulgada ontem pela FEB:

Federação Espírita Brasileira

Nota de Esclarecimento

Sobre as notícias veiculadas hoje (01/02/2006) de que a criança encontrada na lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG) teria sido alvo de um “ritual de magia negra” e que as investigações iniciariam por um “Centro Espírita”, a Federação Espírita Brasileira informa que:

1 - O Espiritismo é uma Doutrina religiosa que tem Jesus como guia e modelo de conduta. A prática espírita é, portanto, realizada com simplicidade e dentro da moral ensinada pelo Cristo;

2 - O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota altares, imagens, velas, sacramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior;

3 - A palavra “espírita” foi criada por Allan Kardec em 1857 e designa tão somente os adeptos do Espiritismo, cujas atividades estão sempre voltadas à prática da caridade em seu sentido mais amplo. Portanto, a denominação “espírita” não deve ser associada a práticas como magia negra.

Diante disso, a Federação Espírita Brasileira esclarece que os Centros Espíritas são locais de oração e de prática da caridade, da fraternidade e da paz. E rejeita, assim, qualquer associação do Espiritismo com práticas distanciadas da ética, do respeito à vida e da moral cristã.

Assessoria de Comunicação Social da Federação Espírita Brasileira
Avenida L-2 Norte. SGAN, Quadra 603
Brasília – DF
Telefone: (61) 3224-5575

1 comments:

Anônimo disse...

nossa, que chique....
é legal isso de esclarecer, porque tem muita gente que pensa que Espiritismo = Macumba, né?!
um beijo...
érica.