quinta-feira, 5 de março de 2009

Teatro na COMEBH: em busca de Jesus

Texto: Érica Sarsur
Vídeos: Lívia Aguiar

“Estou procurando Jesus, você sabe onde posso encontrá-lo?” Assim começou – e terminou – a peça que a Comissão de Artes apresentou na COMEBH deste ano. A personagem principal começou a procurar Jesus após ter roubado um pergaminho do Evangelho das mãos de Paulo e Barnabé. Escutando os dois homens conversarem acerca da grandeza do “tesouro” que o Cristo veio trazer à Terra, o ladrão decidiu partir à sua procura. Em sua peregrinação, encontrou várias pessoas que haviam conhecido Jesus ou escutado sua palavra. Entretanto, até que os devidos esclarecimentos lhe chegasse aos ouvidos, o viajante estava à procura de um reino material, cheio de ouro, jóias e riquezas.

Em seu caminho, passou pelo Império Russo, pela África do Sul e pela Índia, encontrando, nesses lugares, Tólstoi, Gandhi e Madre Teresa de Calcutá, além de outros personagens da História que lhe esclareceram sobre a magnitude e a grandeza do Reino de Jesus, que não era exatamente um reino de jóias e riquezas, como o viajante buscava. Escutando os personagens, que falavam das boas obras, do amor ao próximo e da caridade, a cada novo encontro, ele pôde compreender melhor o Messias e suas palavras.

Foram representados também quadros da vida de Jesus, situações importantes que permitiram ao Mestre transmitir seus ensinamentos e sua palavra de amor. O encontro de Jesus com Zaqueu, com Joana de Cusa e com outras pessoas que receberam diretamente a Boa Nova foram exibidos , permeando a história do viajor.

No fim da peça, o homem é visto e aprisionado por soldados do Império, por ser um conhecido ladrão da cidade. Condenado à morte, é crucificado ao lado de Jesus, e é o ladrão que pede ao Mestre que lembre-se dele quando estiver no Paraíso, passagem bastante conhecida do Evangelho. As cenas finais mostraram de maneira bastante comovente a crucificação dos dois ladrões e de Jesus.

A mensagem transmitida pela comissão, ao final do trabalho, que foi dividido entre três dos quatro dias do encontro, é a de que o Mestre veio nos trazer a Boa Nova, a mensagem de amor que deve, como toda boa notícia, nos preencher de alegria e bom ânimo diante dos obstáculos do caminho. Todos estamos em busca de Jesus, mas cada um de nós o encontra à seu tempo e à sua maneira.

Confira abaixo alguns trechos da peça registrados em vídeo.

Vídeo 1: Primeira parte da peça, apresentada no sábado


Vídeo 2: Segunda parte da peça, apresentada na terça-feira

1 comments:

Anônimo disse...

O Blog está muito simpático com o novo visual. Adorei.